Proposta de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul foi apresentada

27.12.2023

Imagem de intervenção de José Carlos Ferreira

A proposta de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul foi apresentada publicamente num seminário realizado no passado dia 21 de dezembro, no centro interpretativo da mesma (localizado na Assenta).

Essa apresentação foi efetuada por José Carlos Ferreira (NOVA FCT - Universidade Nova de Lisboa / MARE-ARNET), coordenador científico da proposta, a qual foi elaborada por iniciativa do Município e em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Na sua intervenção, aquele professor universitário e investigador deixou ainda o desafio ao Município de encetar o processo de criação, a partir da Reserva Natural Local Foz Azul, de uma Reserva da Biosfera da UNESCO.

Antes da intervenção de José Carlos Ferreira, a chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Marta Rodrigues, efetuara uma retrospetiva do processo de elaboração da proposta de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul, o qual teve início em 2019 e foi evoluindo até ao presente. Ainda na sua apresentação, Marta Rodrigues anunciou que se pretende futuramente vir a integrar a área marinha adjacente à Reserva Natural Local Foz Azul na Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas, considerando o eventual alargamento dos estudos em desenvolvimento para a constituição da Área Marinha Protegida de Mafra, Sintra e Cascais.

No seminário de apresentação da Reserva Natural Local Foz Azul marcou também presença a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que, na abertura do mesmo, chamou a atenção para a necessidade de se preservar os ecossistemas costeiros, tendo em conta a predação de que têm sido alvo. Nessa sequência, Laura Rodrigues realçou o trabalho de promoção da literacia oceânica que o Município tem realizado, cujos resultados já começam a ser visíveis.

Também o diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rui Pombo, usou da palavra na sessão de abertura do seminário, tendo na sua alocução enaltecido o trabalho que o Município está a realizar de preservação de valores naturais costeiros, o qual ganha ainda mais pertinência pelo facto de se relacionar com a atual Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

De referir que o projeto de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul será agora remetido para aprovação para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Recorde-se que esta área protegida de âmbito local que deverá ser criada brevemente situa-se no litoral das freguesias de São Pedro da Cadeira e Silveira. Apresenta uma área costeira complexa, marcada pela presença de importantes zonas de arribas rochosas, areais planos, dunas e estuários. De frisar a biodiversidade marinha presente na Reserva Natural Local Foz Azul, destacando-se as zonas de intertidal e poças de maré, de grande riqueza biológica, com particular expressão na Praia Azul e na da Assenta. O valor ecológico desta reserva natural local é ainda marcado pela presença da foz do Rio Sizandro e do campo dunar da Praia Azul, bem como de arribas e falésias, locais de nidificação de importantes espécies de avifauna, nos quais se têm encontrado vestígios de dinossauros. Na Reserva Natural Local Foz Azul observam-se ainda interessantes fenómenos geomorfológicos, como as Marmitas de Gigante e as Plataformas de Abrasão Marinhas. Esta futura área protegida é também, sublinhe-se, rica em tradições associadas ao mar e à pesca, sendo de referir a esse propósito que é atualmente possível observar antigos lagosteiros e embarcações de pesca artesanal no porto de pesca da Assenta.

Última atualização: 03.01.2024 - 11:41 horas