"Acordeões do Mundo" proporcionaram mais uma vez sonoridades de diversas latitudes e estilos

13.11.2010

As sonoridades do acordeão “invadiram” recentemente de novo o concelho com a realização de mais uma edição do festival Acordeões do Mundo.

No âmbito desse VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, que decorreu entre os dias 27 de Outubro e 11 de Novembro, escutaram-se interpretações musicais originárias de diversas latitudes e estilos tendo como base aquele instrumento musical.

Deste evento saliente-se os concertos que tiveram lugar no Teatro-Cine, onde se pôde apreciar desde o folk do grupo espanhol Taper Duel até ao chamamé do argentino Raul Barboza, passando pela música criativa e com “cheiro” a jazz do trio belga Trycicle, pelo experimentalismo vanguardista do grupo francês MKF Trio, pelo harmonioso som que cruza passado e futuro proporcionado pelo quarteto Danças Ocultas (que se constitui como o grupo ex-libris nacional no uso do acordeão) e pela música pouco convencional e atemporal do trio bielorusso Port Mone.

Do Acordeões do Mundo fizeram parte mais uma vez as Merendas do Acordeão que consistem em actuações baseadas na utilização do acordeão – ao princípio da noite, em diversos cafés e restaurantes do concelho, a maior parte das quais levadas a cabo por acordeonistas tradicionais -, bem como na prova de vinhos e na degustação de queijos.

O VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, que contou, realce-se, com uma considerável adesão da população, integrou-se nas Festas da Cidade e foi organizado pela Câmara Municipal com o apoio do Arena Shopping, da FNAC, do Hotel Campo Real e do Turismo de Lisboa.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:31 horas