"Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" no Município

05.05.2008

Visitas-guiadas gratuitas aos Conventos de Santo António do Varatojo, de Nossa Senhora da Assunção de Penafirme (que se encontra em ruínas), de Nossa Senhora dos Anjos, no Barro (instalações do Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior), e de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras (onde se localiza actualmente a Igreja de Nossa Senhora da Graça, o Museu Municipal Leonel Trindade e um Gabinete de Apoio Técnico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo) foram dinamizadas a 18 de Abril, no âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”.

“Património Religioso e Espaços Sagrados” foi este ano o tema da iniciativa, que propôs um olhar especial a esses locais nas suas múltiplas dimensões – humana, social, cultural, simbólica e memorial.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado, pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios), a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a contribuir para aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e à necessidade de o proteger e conservar, permitindo alertar para a sua vulnerabilidade.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas