"Festas da Cidade" foram mais uma vez um sucesso

15.11.2011

Imagem do desfile de bandas filarmónicas do concelho

Com algumas alterações no seu modelo habitual, a edição das Festas da Cidade deste ano foi um êxito.

O evento, que decorreu entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro, centrou-se em duas iniciativas nucleares: o já consolidado Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras; e o espaço das "tasquinhas" que se realizou de forma inédita no Pavilhão Multiusos, congregando-o assim numa área visual única, para além de ter contado com um programa de animação mais intenso e atrativo e uma novidade que a enriqueceu grandemente: o 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras.

Também a Festa Sénior, a Final do Festival das Vindimas e o Encontro de Folclore apresentaram características diferentes, tendo sido enquadrados no referido espaço das "tasquinhas".

Igualmente na área da cultura, de mencionar, destas festas, a instalação Jardim de Castas que esteve patente nas praças da República e do Município, em Torres Vedras, a apresentação do livro Milagres na vida de um médico (da autoria de Carlos Pina), o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho, o concerto aberto da Temporada Darcos na Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa (que foi transmitido em direto na Antena 2) e o programa A Festa é Nossa da RTP (que foi transmitido a partir do Pavilhão Multiusos).

Relacionado com a temática do vinho (que está na base do conceito das Festas da Cidade) teve lugar o colóquio O Vinho da Estremadura e a habitual Prova Cega de Vinhos, para além das mencionadas Final do Festival das Vindimas e instalação Jardim de Castas.

Na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, além do mencionado passeio, a inauguração do troço concelhio da Grande Rota das Linhas de Torres e o torneio de petanca Taça Cidade de Torres Vedras.

Refira-se ainda que no início das Festas da Cidade (Dia de S. Gonçalo de Lagos) foi inaugurada após a missa em honra deste santo uma exposição no Museu Municipal Leonel Trindade sobre o Convento da Graça e da ordem agostiniana; e no términus do evento teve lugar a habitual Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal.

Esta 8.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras foi organizada pela Câmara Municipal, teve como patrocinador oficial o Arena Shopping e a Água do Vimeiro como água oficial, para além do apoio da Biotrab e STA Motors.

Mais informações sobre estas festas podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.torresvedrasemfesta.com).

Última atualização: 04.10.2022 - 13:23 horas