"Festas da Cidade" proporcionaram durante duas semanas actividades para todos os gostos

15.11.2010

Torres Vedras viveu, entre os dias de S. Gonçalo de Lagos e de S. Martinho, a 7.ª edição das suas Festas da Cidade.

A temática central do evento foi, como nas edições anteriores, a vinha e o vinho, ou não fosse Torres Vedras o concelho que mais fornece no país este produto.

Nesse âmbito, refira-se a realização: da Festa das Freguesias, onde se pôde conhecer alguns dos melhores vinhos que são produzidos no concelho, para além de gastronomia, doçaria e artesanato local; da sessão de lançamento do livro A importância económica e social do cooperativismo: As adegas cooperativas de Torres Vedras; do passeio de BTT Rota das Adegas; da Prova Cega de Vinhos; da Final do Festival das Vindimas e a exposição retrospectiva do mesmo; do passeio de tractores agrícolas antigos; e da exposição de máquinas agrícolas antigas.

Também relacionado com a identidade local, mas exclusivamente no domínio cultural, o programa das Festas da Cidade deste ano incluiu: o 7.º festival Acordeões do Mundo; o Encontro de Folclore; o desfile de bandas filarmónicas do concelho; e a inauguração da exposição da colecção de artesanato de António Agostinho Lopes e Maria do Rosário Lopes.

Estas Festas da Cidade de Torres Vedras 2010 tiveram como pontos altos o concerto principal das mesmas - protagonizado pela cantora portuguesa Rita Redshoes –, a inauguração da Escola Básica com Jardim-de-Infância Padre Francisco Soares e a já mencionada Final do Festival das Vindimas.

Ainda destas festas refira-se outras iniciativas como a Missa em Honra de S. Gonçalo de Lagos, a Festa Sénior e a Sessão Solene do Feriado Municipal.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2010 foram organizadas pela Câmara Municipal com o apoio do Arena Shopping e da FNAC.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:34 horas