"Festas da Cidade" trouxeram de novo muita animação e cultura ao concelho

14.11.2012

Imagem do espaço das "tasquinhas"

Unindo mais uma vez o Dia de S. Gonçalo de Lagos (padroeiro de Torres Vedras) ao Dia de S. Martinho (Feriado Municipal), realizou-se as Festas da Cidade de Torres Vedras, que já vão na sua 9.ª edição.

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras e o espaço das “tasquinhas”, no Pavilhão Multiusos, foram de novo as duas iniciativas em que assentou as referidas festividades.

Esta última componente contou, à semelhança de 2011, com um programa de animação diário, tendo sido complementada pelo Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras e a grande novidade deste ano das Festas da Cidade: o 1.º Festival do Vinho de Torres Vedras. Aquele espaço abarcou 11 “tasquinhas” a cargo de várias freguesias do concelho e a venda de artesanato e doçaria, sendo igualmente de referir que os "almoços seniores" (em que participaram cerca de 2500 munícipes) e a Final do Festival das Vindimas foram mais uma vez enquadrados no mesmo.

Também relacionado com a temática do vinho - que está na base do conceito das Festas da Cidade - realizou-se a iniciativa “S. Martinho - Compras e Vinho” (a qual consistiu na abertura excecional do comércio da zona histórica de Torres Vedras durante o período noturno, no dia 9 de novembro, sendo que em estabelecimentos comerciais dessa zona proporcionou-se a prova de vinho do concelho, acompanhado por animação nas ruas); e esteve patente no Largo de S. Pedro, em Torres Vedras, a instalação Jardim de Castas.

Igualmente na área da cultura, de mencionar destas festividades o Encontro Municipal de Bandas, os “jantares com história” realizados nos claustros do Convento da Graça, a atividade À Descoberta da Cidade (que permitiu a alunos do 1.º ciclo do ensino básico ficarem a conhecer melhor a zona histórica de Torres Vedras), o lançamento do livro Azenha de A dos Cunhados, 5 Séculos de História (da autoria de Maria Natália da Silva e Maria da Graça Lourenço) e a inauguração de exposições:

no Museu Municipal Leonel Trindade - “Dinossauros que viveram na nossa terra” – e na Galeria Municipal - “Objetos encontrados a partir das reservas do Museu Leonel Trindade” (da autoria de João Francisco) e “Música Ilustrada” (mostra comemorativa dos 20 anos do Coro Juvenil e Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras).

Já na vertente lúdico-desportiva do evento refira-se a inauguração do percurso pedestre Rota das Quintas, o passeio de BTT Rota das Adegas, o 2.º torneio de petanca das Festas da Cidade e a entrega de prémios do Campeonato Municipal de Atletismo.

Saliente-se ainda que no início destas festas teve lugar a habitual missa em honra de S. Gonçalo, na Igreja da Graça (seguida de castanha assada e caldo verde nos claustros do Convento da Graça); e no términus do evento realizou-se, como sempre, no Teatro-Cine, a Sessão Solene Celebrativa do Feriado Municipal.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2012 foram organizadas pela Câmara Municipal, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e Fagor e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.torresvedrasemfesta.com).

Última atualização: 04.10.2022 - 13:16 horas