Rede de Cultura de Torres Vedras realiza encontro com o tema “participação”

24.10.2023

Encontro Rede de Cultura de TV

O Centro de Artes e Criatividade recebeu a 14 de outubro os membros da Rede de Cultura de Torres Vedras num encontro subordinado ao tema “participação”.

O programa deste encontro foi criado com o objetivo de fomentar a aprendizagem cooperativa e contribuir para a capacitação dos agentes do setor cultural e criativo do concelho de Torres Vedras. Para esse fim, os oradores Ana Bragança e Rui Baptista da Ondamarela foram convidados a partilhar as metodologias e premissas que utilizam na criação de projetos participativos. Participou também como orador o investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa , Rui Telmo Gomes, que colocou a questão “De que falamos quando dizemos participação?”.

Os membros da Rede de Cultura de Torres Vedras tiveram também a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos e experiências: os “Modelos Participativos & Inovação Social” da Associação Live With Earth; a vertente participativa do projeto “HUpEx - 2and Hand and Upcycling Experience” da Associação Artesãos da Circularidade; o processo participativo da “Reabilitação Urbana da Encosta de São Vicente” e o programa “Invisibilidades” do projeto “Somos Comunidade”.

No encontro estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que fez a abertura da sessão, e Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes, que moderou a conversa partilhada com que terminou a iniciativa.

A constituição da Rede de Cultura de Torres Vedras foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de 14 de fevereiro e decorre do Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras 2026. Os seus objetivos procuram dar voz aos agentes culturais do Concelho, promover a partilha de boas práticas e criar oportunidades de aperfeiçoamento de competências nas temáticas da governança na Cultura.

Publicado: 24.10.2023 - 11:16 horas