Rede de Excelência arrancou com 40 cidades e vilas de Portugal

04.04.2014

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) apresentou no passado dia 13 de março, na BTL, na FIL, em Lisboa, a Rede de Cidades e Vilas de Excelência. O projeto, que envolve concelhos localizados entre Valença e Vila Real de Santo António, conta nesta fase de arranque com 40 cidades e vilas de Portugal.

Ser considerada Cidade ou Vila de Excelência é ver destacado um trabalho que se traduz num estímulo para habitar, trabalhar ou visitar essa localidade. A Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto de desenvolvimento integrado, que associa acessibilidades, regeneração e vitalidade urbana, mobilidade amigável e turismo.

Para o ICVM, entidade gestora do projeto, só o trabalho em rede, multidisciplinar, integrador, inclusivo e sustentável torna possível, na difícil conjuntura económica, o desenvolvimento das cidades e vilas portuguesas. Sendo as autarquias o principal motor do desenvolvimento das cidades e vilas, o ICVM acredita que, a curto prazo, o número de cidades e vilas aderentes a esta Rede, que conta já com 40 membros, possa aumentar consideravelmente.

Em termos de acessibilidades, a Rede contribui para que cada cidade ou vila construa o seu próprio plano, encontrando em conjunto soluções e métodos para tornar a cidade ou vila mais acessível. Ao nível do turismo, ajuda a preparar os percursos e roteiros turísticos em meio urbano, mediante a identificação e colocação de informação em mapas turísticos próprios.

A regeneração urbana surge também como pilar do projeto, apostando em estratégias de dinamização socioeconómica dos centros urbanos, como a introdução de quarteirões temáticos, acompanhados da recuperação e reutilização de edificado, entre outras iniciativas. A temática da mobilidade amigável é uma prioridade do projeto, promovendo a utilização de bicicleta no quotidiano através de sistemas globais de mobilidade ciclável, definição de "zonas 30" e otimização de percursos pedonais.

A Rede criada irá permitir que as cidades e vilas aderentes encontrem soluções que lhes permitam planear com maior sustentabilidade para o futuro.

Última atualização: 04.05.2020 - 16:03 horas