Remoção de passadiços nas praias

07.09.2011

Os passadiços das praias do concelho estão a ser removidos como medida preventiva devido à aproximação de marés vivas. Em anos anteriores o mar levou cerca de 50 estrados que compõem os passadiços. A Câmara Municipal de Torres Vedras apela à compreensão dos veraneantes e lamenta o incómodo que esta operação possa causar.

Sobre as marés vivas:

As marés vivas são um fenómeno quinzenal que "decorre do efeito do sol como elemento "perturbador". Quando o Sol e a Lua estão em oposição (Lua cheia) ou conjunção (Lua nova), a influência do Sol reforça a da Lua e ocorrem as marés vivas."Durante as marés vivas o mar sobe e desce 1,5m em relação ao nível médio em Portugal Continental. A amplitude das marés vivas é maior nas alturas dos equinócios (Março e Setembro).

fonte: Instituto Hidrográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas