RENERGY: Boas práticas europeias discutidas em Torres Vedras

04.10.2013

A INTELI e o Município organizaram, no passado dia 2 de outubro, o segundo Energy Lab, no âmbito do projeto RENERGY.

Para além das autoridades locais, a iniciativa juntou à mesa representantes de diferentes associações industriais com interesse na matéria, a Agência Regional de Energia do Oeste e diversas empresas locais e regionais, com o objetivo de discutir as boas práticas recolhidas nos vários países parceiros do projeto RENERGY, ao longo dos últimos meses de trabalho.

Durante a sessão da manhã, os diversos participantes tiveram a oportunidade de conhecer e discutir a viabilidade, a relevância e o potencial impacte local de dois investimentos na área da biomassa, levados a cabo no município agrícola de Tulln, na Áustria: a Central de Cogeração de Estilha, que usa resíduos locais, reduzindo o custo de matéria-prima e respetivo processamento; e a Central de Biogás em Regime de Cogeração, que produz calor para consumo da comunidade e eletricidade para a rede nacional e paralelamente gera um rendimento extra para os agricultores e suinicultores, responsáveis pelo fornecimento da matéria-prima necessária.

Já durante o debate da tarde, as atenções centraram-se na área dos serviços de energia, através da apresentação de duas iniciativas e respetiva possibilidade de adaptação ao território de Torres Vedras, atendendo às especificidades endógenas e contextuais do mesmo. Mais uma vez, o município de Tulln serviu de exemplo: os habitantes da região têm acesso a serviços de consultoria na área da eficiência energética pagos pelo municipio. Por seu lado, no município de Slagelse (Dinamarca), diversas empresas que operam nas áreas da eficiência energética e energias renováveis constituíram uma associação que trabalha em rede, e em estreita ligação com o município, no sentido de reforçar a procura de renovação energética nas residências privadas.

Acolhidas com interesse, cada uma das práticas apresentadas foi discutida em detalhe. Tendo como base os resultados do diagnóstico elaborado pela INTELI e o conhecimento e experiência dos presentes, foram discutidas vantagens e desvantagens, ajustes e adaptações, viabilidade, entidades interessadas, prazos, financiamento, entre outros. No fim da longa jornada de trabalho, foi possível identificar novos projetos, ficando na mesa novas ideias e soluções para Torres Vedras.

Última atualização: 07.05.2020 - 17:18 horas