Requalificação do Forte de Olheiros
01.05.2011

O Forte dos Olheiros – o forte mais a norte das Linhas de Torres Vedras – está a ser intervencionado no âmbito do projeto “Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres”, levado a cabo pela Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres.
No âmbito dessa obra foi realizada uma ação de desarborização e desmatação na área envolvente ao forte, para que seja reconstituída a posição de domínio do mesmo sobre a paisagem. Essa área será revestida com um prado de sequeiro.
Os depósitos de água existentes perto do forte serão dissimulados mediante uma estrutura em madeira, que se assumirá como uma vedação.
A zona de receção desse elemento patrimonial vai tomar a forma de uma praceta. A partir desta zona desenvolver-se-á uma rampa na direção da entrada do forte. A estrutura edificada é alvo de um trabalho arqueológico, de limpeza e de restauro.
Relativamente ao projeto museográfico da intervenção, está estipulada a criação de ambientes cénicos (um soldado no través de entrada do forte, um conjunto de artilheiros a operar um canhão e a recriação de um paiol a partir de um moinho existente).
Junto ao caminho de acesso ao forte serão ainda concebidas duas zonas de estacionamento.
- Área de intervenção: 9.471m2
- Custo: 356.149,71€ (comparticipado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants)
- Prazo: março - outubro de 2011