“Respirar a plenos pulmões” em exposição na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

11.10.2023

Respirar a plenos pulmões

No passado dia 29 de setembro foi inaugurada a exposição “Respirar a plenos pulmões”, projeto nascido da colaboração entre a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, o Clube Sénior e os Serviços Municipalizados de Torres Vedras (SMAS), com a parceria do Externato de Penafirme, da Associação Artesãos da Circularidade e da empresa MindShirt Indústria Têxtil, Lda.

Tendo como objetivo principal promover uma reflexão sobre os temas da sustentabilidade ambiental, no quadro de diversas oficinas foi construído um objeto escultórico de grandes dimensões - uma árvore, feita de materiais recuperados, que vai mudando a sua aparência em cada estação do ano. Na produção desta obra de pendor colectivo participaram 230 elementos dos 16 núcleos do Clube Sénior de Torres Vedras e 220 alunos do Externato de Penafirme, aprofundando-se laços intergeracionais.

Na inauguração estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino; a diretora delegada dos SMAS de Torres Vedras, Sandra Pedro; professores e alunos do Externato de Penafirme; representantes da Associação Artesãos da Circularidade e elementos dos clubes sénior do concelho de Torres Vedras. Na sessão foi feita uma homenagem ao professor Domingos Miranda, prematuramente falecido, lembrando o seu entusiasmo e participação na concretização deste projeto.

A escultura pode ser visitada na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino até ao final de julho de 2024, passando de seguida para o Espaço Salpico, no Centro Operacional Municipal, o espaço dedicado ao ciclo urbano da água, que acolhe as atividades do serviço educativo dos SMAS de Torres Vedras.

Publicado: 11.10.2023 - 15:27 horas