Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras promoveu território em Londres

24.10.2017

No passado dia 19 de outubro decorreu, na residência oficial do Embaixador de Portugal em Londres, Manuel Lobo Antunes, uma ação promocional de divulgação do património das Linhas de Torres Vedras.

Esta ação teve enfoque no produto turístico que os municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) estão a desenvolver, em parceria com diversos agentes turísticos, em áreas como o alojamento, a restauração, o enoturismo e a animação turística e que operam no território das Linhas de Torres. Este evento, dirigido a operadores turísticos britânicos e jornalistas da especialidade, foi uma organização da RHLT, em parceria com o Turismo de Portugal, a Embaixada de Portugal em Londres e o operador turístico Citur.

Na ocasião a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, apresentou o projeto da RHLT enquanto produto turístico diferenciador e João Moita, representante da referida operadora turística, promoveu um pacote concebido especialmente para esse território – “Wellington, Golf & Wines”, que inclui a visita a vários pontos de interesse, bem como experiências associadas ao golfe, à gastronomia e aos vinhos. Os parceiros Dolce Campo Real, Vistiscape e Adega Mãe também marcaram presença.

Do programa desta ação de promoção, destaque ainda para a atribuição da Medalha da Cidade de Torres Vedras ao Embaixador Lobo Antunes e a para a receção feita ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, pelo 9.º Duque de Wellington, em Apsley House, a sua residência oficial em Londres.

Já no dia 21 de outubro, e ainda no decorrer da visita da comitiva para a promoção das Linhas de Torres Vedras, Carlos Bernardes realizou uma intervenção na conferência internacional promovida por Friends of the Lines of Torres Vedras, em parceria com a British Comission for Military History, acerca de Torres Vedras como destino turístico estratégico para Portugal. Após esta intervenção do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, realizada no âmbito da comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres Vedras, teve lugar uma degustação de vinhos da Quinta da Folgorosa, entidade parceira da RHLT.

A Rota Histórica das Linhas de Torres encontra-se, neste momento, numa fase crucial para a conceção e desenvolvimento de uma estratégia para a promoção e divulgação turística das Linhas de Torres e para a criação de um produto turístico diferenciado, suficientemente atrativo no mercado nacional e internacional.

De referir que, nos últimos dois anos, registaram-se cerca de 18 mil visitas aos seis centros de interpretação existentes na Rota Histórica, sendo que, no que se refere aos estrangeiros, as nacionalidades mais expressivas são o Reino Unido, França, Espanha, Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Última atualização: 30.08.2019 - 11:51 horas