Santa Cruz tem agora passeio dedicado aos seus poetas...

16.06.2016

Santa Cruz, “pérola” do Atlântico, tem agora um percurso turístico dedicado aos poetas que inspirou.

O mesmo foi inaugurado ontem, dia 15 de junho, pela vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Ana Umbelino,

Kazuo Dan, Antero de Quental e João de Barros são os poetas abordados nesse percurso que passa por locais relacionados com a presença dos mesmos em Santa Cruz: Azenha, Alto da Vela, Edifício Oceano, Pensão Mar Lindo, Escadaria Júlio Vieira, Casa Kazuo Dan e Marisqueira Imperial.

Deste “Passeio dos Poetas” fazem parte um conjunto de painéis explicativos instalados na Azenha de Santa Cruz e desdobráveis em português e inglês. Nesses suportes é referido que: “Fonte de inspiração, transversal no tempo, o pitoresco lugar de Santa Cruz seria redescoberto no século XIX, por homens e poetas, que se foram instalando paulatinamente. Foi nesta pequena aldeia de pescadores que ilustres escritores se renderam aos encantos da praia, deixando-se contagiar pela melodia do mar expressando-o na composição de admiráveis textos poéticos, marcando para todo o sempre a história local”.

Na inauguração deste percurso, Ana Umbelino referiu a importância do mesmo não só para a comunidade local pelo estreitamento da sua ligação aos três poetas de Santa Cruz e a um património cultural que tem tido pouca visibilidade, mas também para os próprios agentes turísticos que contam com mais um produto que podem oferecer aos seus clientes. Anunciou ainda que este roteiro terá futuramente alguns melhoramentos de forma a aperfeiçoar a respetiva experiência de visitação. Ana Umbelino aproveitou a ocasião para agradecer aos habitantes locais que colaboraram no projeto, nomeadamente aos que conviveram com Kazuo Dan.

Após a intervenção inaugural do "Passeio dos Poetas", a respetiva comitiva passou por alguns dos locais do mesmo, onde foram efetuadas explicações, tendo no decorrer desse périplo também visitado a exposição alusiva ao Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz que está patente no espaço Aguarela, já que esta estância balnear tem sido fonte de inspiração também para outros artistas.

Última atualização: 30.10.2019 - 19:37 horas