Santa Cruz.365 acolheu final nacional CanSat

18.04.2016

Santa Cruz recebeu, no passado fim-de-semana, mais de 100 jovens alunos do ensino secundário, oriundos de todo o território nacional, que participaram na final nacional CanSat – Projeto Educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), organizado em Portugal pelo Centro Aeroespaço de Torres Vedras, em cooperação com a Ciência Viva.

O grande objetivo deste projeto é o de proporcionar aos estudantes portugueses uma primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial.
O CanSat (satélite em forma de lata) é um modelo funcional de um microssatélite, em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante. A Missão CanSat implica um grande envolvimento e capacidade dos estudantes trabalharem em equipa, num ambiente que reproduz um cenário real de operação. Assim, o desafio para a equipa que executa a missão consiste em projetar, construir, testar e operar o CanSat em todas as suas envolventes.

Na cerimónia de abertura desta final nacional, o presidente do Aeroclube de Torres Vedras, João Francisco, salientou o orgulho que o Aeroclube tem em acolher a 3.º final nacional consecutiva do CanSat e o trabalho voluntário de todos os colaboradores daquela instituição para acolher o evento. Intervieram ainda a professora Ana Noronha, diretora da Ciência Viva; Tiago Sepúlveda, presidente da ProEspaço e Luís Serina, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenador do Gabinete do Espaço. Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, salientou a importância de receber esta final nacional e estes 100 jovens no território do município, desejou bom trabalho a todas as equipas e realçou que “mesmo que a experiência não corra pelo melhor”, há sempre lições a retirar. O importante é manter a “motivação” e a vontade de aprender. Também o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou, na tarde de sábado, o Aeródromo de Santa Cruz onde conheceu mais de perto o trabalho realizado pelas equipas e subiu a bordo da avioneta “Fly With Science”.

A equipa vencedora desta final nacional vem da Escola de Novas Tecnologias dos Açores e irá representar Portugal na final internacional desta iniciativa da Agência Espacial Europeia, que irá decorrer em Santa Cruz, de 22 a 26 de junho.

Crédito fotográfico: Dário Cruz

Última atualização: 05.03.2020 - 11:49 horas