Semana da Responsabilidade Social passou de novo por Torres Vedras

01.12.2015

“O objetivo das empresas deverá ser satisfazer as necessidades dos clientes e não obter o lucro. Este deve ser obtido em função da forma como as necessidades são satisfeitas”.

Esta frase foi proferida por Mário Parra da Silva (presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial) na conferência “Sustentabilidade, Negócios e Confiança”, que teve lugar no dia 26 de novembro, na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, integrada na Semana da Responsabilidade Social, iniciativa que pelo segundo ano passou por Torres Vedras.

Também da sessão de abertura desta conferência realce-se as declarações de Laura Rodrigues (vereadora da educação da Câmara Municipal) que referiu a importância da responsabilidade social e da criação de emprego para o bom funcionamento da sociedade.

Ainda nessa conferência foram abordados outros assuntos relacionados com a temática da mesma, nomeadamente “A importância da Responsabilidade Social na sociedade atual” (por Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio, e Anabela Vaz Ribeiro, partner da empresa Pedra Base), “Boas Práticas - Sustentabilidade, Negócios e Confiança” (por Carla Pires, diretora do Gabinete de Marketing e Estudos de Rede da Rodoviária de Lisboa e Sandra Teixeira de Sousa e Nuno Braga, técnicos especializados do Gabinete de Estudos e Planeamento da Gebalis), “Boas Práticas de Responsabilidade Social Locais” (por Carla Miranda, responsável de qualidade da Hortorres, Carla Latas, da empresa Santos&Santos, e Pedro Esteves, diretor comercial e de marketing da Empresa das Águas do Vimeiro) e “A Organização e o Voluntariado | Voluntariado – Prós e Contras” (por Eduarda Marques, diretora do Programa Nós do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Marcos Lagoa, administrador da empresa Resiquímica, e Susana Martins, diretora de comunicação da Universidade Europeia).

De referir também desta conferência um coffee break solidário, agradecendo a Câmara Municipal às empresas que colaboraram no mesmo: EMPRESA ÁGUAS DO VIMEIRO; NOVO DIA; FÁBRICA COROA;  SOTOPAL;  PASTELARIA SAN MARCOS;  HAVANEZA; TENDEIRA; CAMPOTEC; PANCRIPS; e PÃOZINHO DA AVENIDA.

Também integrado nesta Semana da Responsabilidade Social decorreu entre os dias 23 e 28 de novembro uma ação no comércio local com a angariação de fundos para uma instituição do concelho: o Centro Social de São José (Arneiros).

Participaram nesta iniciativa: BEST CARTRIDGE; CARSPORTIF; CASINHA DOS AVÓS; CORTEIDEAL MODAS; COSTA PUBLICIDADE; FEEL; GRAFIVEDRAS; INALVA; KICKOFF; LIVRARIA GRÁFICA TORRIANA; MANELSPORT – TORRES VEDRAS; MAQUIVEDRAS; MOINHO DO PAUL; MOVOESTE; OCULISTA CENTRAL TORREENSE; PLANETA DIDÁTICO; PNEUTORRES; PROMAR; RISCOS COBERTOS; e TECAUTO.

A Semana da Responsabilidade Social no concelho foi organizada pela Câmara Municipal com a parceria da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste e APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Refira-se que a Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa desta última associação, realiza-se desde 2006, sendo, aos dias de hoje, uma marca registada e uma importante plataforma multistakeholder, que reúne representantes do governo, organismos públicos, empresas, universidades, parceiros sociais, ONG’s, economia social e agentes culturais. Este evento percorre o país ao longo de vários meses com ações específicas, demonstrando como a gestão responsável e a implementação de boas práticas no seio das organizações conduzem a uma maior rentabilidade, competitividade e reputação.

Fundada em 2002, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial tem assumido a liderança nos processos de normalização nas áreas da Ética e da Responsabilidade Social em Portugal, sendo reconhecida pelo Instituto Português da Qualidade como Organismo de Normalização Setorial. Do reconhecimento das autoridades nacionais (IPQ) e internacionais (ISO e Nações Unidas) advém o empenho desta associação na organização de eventos de referência, como é o caso da Semana da Responsabilidade Social.

Última atualização: 13.03.2020 - 17:27 horas