Semana da Visão teve lugar em Torres Vedras

04.11.2013

A Câmara Municipal dedicou uma semana a um dos sentidos mais importantes do corpo humano: a visão.

Das várias iniciativas promovidas, entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, nesse âmbito, saliente-se a abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual. A sessão de apresentação deste espaço aconteceu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, a que se seguiu uma visita ao mesmo, que se situa na Praça 25 de abril, em Torres Vedras. De referir que este espaço municipal conta com o apoio técnico da Pax Óptica, tendo a sua criação envolvido também a Escola Secundária de Henriques Nogueira, o professor Fernando Martins, a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e as juntas de freguesia do concelho. Esse gabinete, que funciona às segundas, terças e quintas-feiras, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h, tem como algumas das suas funções o atendimento aos munícipes com deficiência visual e suas famílias, a realização de ações de formação destinadas a estes, o treino de competências para as atividade da vida diária dos invisuais ou a dinamização de encontros de reflexão e de visitas culturais. O espaço onde funciona este gabinete disponibiliza, de resto, outros serviços na área da saúde, tendo o funcionamento do mesmo o apoio da Câmara Municipal.

No âmbito da Semana da Visão foram ainda dinamizadas outras atividades em Torres Vedras como rastreios visuais, uma formação de “técnicas de guia”, uma demonstração de Goalball pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais, uma tertúlia sobre “Baixa Visão” (orientada por António Rebelo) e uma conferência com o tema “O sonho dos Cegos” (levada a cabo por Hélder Bértolo).

Esta Semana da Visão contou com a parceria também da Escola Secundária de Henriques Nogueira e da Pax Óptica.

Última atualização: 20.01.2014 - 16:24 horas