Torres Vedras

Senhoras das Águas

01.11.2011

Senhora das Águas

“Senhoras das Águas” associa a Arte ao Ambiente.

Dada a localização da escultura, instalada junto ao fontanário existente no espaço, foi em torno da água que o artista desenvolveu o conceito da sua criação.

Entronizadas no fontanário da praça da República, as figuras atualizam o mito e erguem-se em todas as direções, num apelo à consciência de todos para a proteção da água.

O princípio foi a elaboração de um texto para centrar uma referência concetual, baseado na construção de um mito das origens dos tempos… tempos em que aquela aludida civilização original era governada por mulheres que sustentavam uma relação de harmonia com a Natureza. Da posterior dominação governativa dos homens, “o poder da ganância desenfreada, a violência predatória e o corromper dos valores éticos e culturais”, resultaram graves problemas ambientais e deu-se o colapso dos bens naturais essenciais à vida – entre eles, a água.

Senhora das Águas

É desta forma que surge um derivado visual que evoca a representação do feminino e foram as relações entre a política das águas e os dados identificadores do princípio feminino que deram o mote.

Jorge Ponce teve em atenção a amplitude e a luminosidade do espaço, conseguidas pela requalificação daquela praça, e concebeu o conjunto escultórico para que se integrasse de forma harmoniosa e mostrasse a “majestade ancestral no feminino”. É desta forma que nascem as quatro figuras de “Senhoras das Águas”. 

Entronizadas no fontanário da praça da República, as figuras atualizam o mito e erguem-se em todas as direções, num apelo à consciência de todos para a proteção da água.

Senhora das Águas

Jorge Ponce

Jorge Ponce nasceu no Rio de Janeiro.

Frequentou o Ateliê Livre da Escola Nacional de Belas Artes e diversos cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Integrou um grupo de artistas que esteve na origem da Feira Hippie de Ipanema. Realizou cenários para teatro e cinema alternativos e trabalhou como criativo para diversas agências de publicidade no Brasil e em Portugal, onde é residente desde 1988.

Vive em Torres Vedras onde tem o seu ateliê e orienta atividades que integram Expressão Plástica e Autoconhecimento.

  • Localização: Praça da República | Torres Vedras
  • Data de inauguração: 2008
voltar ao topo ↑