Sessão de lançamento da “Cronologia da História de Torres Vedras”

11.04.2008

Em 1148, D. Afonso Henriques domina o território de Torres Vedras; a 31 de Março de 2006 é inaugurado o Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal.

Estes dois acontecimentos constituem-se como o princípio e o fim da “Cronologia da História de Torres Vedras”, uma publicação cuja sessão de lançamento se realizou no dia 10 de Abril, na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres.

Entre aqueles dois acontecimentos, descobre-se uma História rica de factos, como o Conselho Régio de 1414 em que se decidiu a Conquista de Ceuta e o início da Expansão Ultramarina; a morte de Frei Gonçalo de Lagos, em 1422; o nascimento de D. Leonor (filha do rei D. Duarte), em 1434, que viria a ser Imperatriz alemã; a ocupação de Torres Vedras pelo exército francês, em 1807 e 1808; a apresentação do primeiro Rei do “Carnaval de Torres”, em 1924; ou a elevação de Torres Vedras a Cidade, em 1979.

Fruto de uma colaboração estabelecida entre a Oficina de História do referido estabelecimento de ensino e o Arquivo Municipal, esta publicação é, segundo se explica na sua apresentação, “a primeira cronologia da História torriense que, como qualquer trabalho do género, resulta de uma escolha, sempre subjectiva, mas assumida como tal. Todavia, uma selecção efectuada com preocupações científicas e didácticas”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas