Sessão de lançamento de livro sobre o gaiteiro Joaquim Roque

19.01.2009

A relevância da utilização da gaita-de-foles na Estremadura e no concelho é uma realidade que pode ser constatada no livro "Joaquim Roque: O Último Gaiteiro Tradicional de Torres Vedras", cuja sessão de lançamento se realizou no dia 17 de Janeiro, no Teatro-Cine.

Esta publicação aborda as mais importantes memórias de Joaquim Roque (nascido na Cadriceira), que, ao longo dos últimos 50 anos, tem desempenhado a função de gaiteiro nos círios estremenhos e no Carnaval de Torres Vedras. O livro é acompanhado por um DVD e um CD que dão a conhecer a vida e o reportório deste gaiteiro.

A câmara municipal apoiou a edição desta publicação que esteve a cargo da Tradisom.

De referir ainda que durante a sessão de lançamento deste trabalho - que se constituiu como uma homenagem a Joaquim Roque - realizaram-se actuações levadas a cabo por este gaiteiro, por elementos da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles (entidade que é autora do livro) e pelo Grupo de Gaiteiros da Freiria.
Publicado: 22.04.2013 - 18:20 horas