Sessão de lançamento do livro “Guerras Peninsulares: roteiro histórico”

03.04.2008

No término da cerimónia evocativa do Bicentenário das Guerras Peninsulares, realizada no dia 2 de Abril, em Torres Vedras, teve lugar, no Museu Municipal, a sessão de lançamento do livro “Guerras Peninsulares: roteiro histórico”, da autoria das Professoras Maria Noémia Santos e Teresa Gomes Pereira.

Esta publicação, elaborada no âmbito de uma colaboração estabelecida entre a Câmara Municipal e a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira, aborda aquele conflito militar fazendo referência à Conjuntura Internacional da respectiva época, às três invasões que o exército francês levou a cabo no território nacional, à construção do Hospital Real de Inválidos Militares de Runa (cujas obras se prolongaram em consequência daquelas Guerras) e às “Linhas de Torres Vedras”.

Como é referido na introdução deste trabalho, o período das Guerras Peninsulares “de que nos falam as pedras dos fortes e dos redutos das Linhas, os vestígios materiais, bem como as palavras sentidas dos que foram contemporâneos dos acontecimentos – haveria de inscrever o nome de Torres Vedras na historiografia europeia”.

De salientar que este livro foi produzido porque “a educação para o conhecimento, a divulgação e a preservação do património histórico associado às Invasões Francesas, e em particular às Linhas de Torres Vedras, é um esforço que deve e pode ser bem sucedido”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas