Sessão de participação discutiu futuro da Praça Machado dos Santos
30.01.2019
A sessão participativa sobre a requalificação urbana da Praça Machado dos Santos, que decorreu esta terça-feira no Torres Vedras LabCenter, contou com casa cheia. Dezenas de pessoas rumaram ao equipamento para discutir o futuro daquele espaço (popularmente conhecido como Praça da Batata), integrando um modelo participativo onde todos os cidadãos foram chamados a dar o seu contributo.
“Tínhamos assumido o compromisso de trabalhar em torno de um projeto que é importante para a nossa cidade” afirmou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, defendendo a importância de um centro histórico “vivido durante todo o ano em harmonia com aqueles que cá habitam, mas também com os que nos visitam, os que necessitam dele para fazer as suas compras e os que são comerciantes.” A sessão contou, ainda, com Bruno Ferreira, vereador da Gestão Urbanística, Cláudia Horta Ferreira, vereadora da Participação e Cidadania, Hugo Lucas, vereador das Infraestruturas e Obras Municipais, e Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.
Antes do início da discussão, coube a André Baptista, arquiteto da Câmara Municipal de Torres Vedras, traçar o enquadramento histórico da Praça, numa perspetiva de relação com a evolução da cidade e com o processo de revitalização do centro histórico ao longo dos últimos anos.
A sessão foi dinamizada por uma equipa de especialistas que dividiu os participantes em nove grupos, de forma a potenciar o desenvolvimento de ideias e propostas que viriam a ser partilhadas em plenário ao final da noite.
Entre as ideias mais partilhadas encontra-se a de que este deverá ser um espaço versátil e multifacetado que venha a acolher atividades culturais e de lazer de forma regular. A noção de que o mobiliário urbano deve consistir em estruturas amovíveis e o reforço da segurança na Praça e na sua envolvente foram outros aspetos referidos pelos vários grupos de discussão.
Todos os contributos recolhidos serão analisados pela Câmara Municipal de Torres Vedras durante o processo de elaboração do projeto de requalificação urbana da Praça Machado dos Santos, que se insere numa aposta crescente em torno da valorização do centro histórico da cidade.