Sonoridades do acordeão voltaram a “invadir” o concelho

14.11.2012

Imagem do concerto de Maurizio Minardi Trio

Os foles voltaram a abrir-se no concelho para espalhar as sonoridades do acordeão em ambiente outonal em mais uma Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras.

Integrado, como sempre, nas Festas da Cidade, este festival, que teve a sua 9.ª edição, decorreu entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro, com a participação, como é habitual, de reputados executantes deste instrumento.

Em 2012 apresentaram concertos no Teatro-Cine, no âmbito do Acordeões do Mundo, Uwagga Quartet (Alemanha), Maurizio Minardi Trio (Itália e Reino Unido), Didier Laloy & Stres (Bélgica) e Celina Piedade (Portugal) que proporcionaram abordagens musicais diversas que passaram pela eastern european gipsy music, o jazz, o pop, o tango, a música tradicional portuguesa ou o folk europeu.

Já na vertente mais tradicional deste festival voltaram a realizar-se as merendas do acordeão, que consistem em atuações de acordeonistas populares em cafés, pastelarias e restaurantes do concelho, ao final da tarde, o que foi acompanhado pela prova e apresentação de vinhos, bem como pela degustação de queijos.

Tendo como base a forte e antiga tradição do acordeão no concelho, o evento pretendeu, assim, mais uma vez, não só revisitar velhas melodias mas também levar à descoberta de novas sonoridades e universos musicais.

O 9.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo foi organizado pela Câmara Municipal, patrocinado pelo Arena Shopping e teve como hotel oficial o Ô Hotels & Resorts, água oficial a Água do Vimeiro e o apoio à divulgação do Turismo de Lisboa.

Mais informações sobre este festival podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.acordeoesdomundo.com).

Última atualização: 04.10.2022 - 13:17 horas