SOS Afeganistão e Ucrânia

• Designação do Projeto: Projeto SOS Afeganistão e Ucrânia
  • Código da Operação: PT/2022/FAMI/786
  • Entidade Promotora: Município de Torres Vedras
  • Objetivo Principal: Garantir uma resposta integrada, multidisciplinar e célere às necessidades da população refugiada ucraniana e afegã, acolhida no nosso concelho, por forma a mitigar o profundo impacto social, económico e psíquico provocado pelas situações de conflito armado e de violência vividas nos seus países de origem.
  • Data de início: 02-03-2022
  • Data de conclusão: 31-12-2023
  • Investimento Total: 431.559,26€
  • Montante Financiado FAMI (75%): 323.669,45€
  • Montante Financiado Município (25%): 107.889,82€

A guerra na Ucrânia, provocada pela invasão do seu território pela Federação Russa, representa para a população ucraniana e para a Europa, desde o final da Segunda Grande Guerra, uma situação humanitária sem precedentes. De igual forma, a tomada do poder pelos Talibã no Afeganistão originou a fuga de milhares de cidadãos do seu país de origem, para o espaço europeu. Portugal, à semelhança de outros países europeus, constituiu-se país de acolhimento e asilo de um importante número de pessoas refugiadas. A integração destas pessoas ocorre, numa perspetiva muito pragmática, a nível local, junto das comunidades que os acolhem, pelo que os municípios se encontram atualmente a assumir um importante desígnio neste campo de ação.

Com o intuito de prestar apoio psicossocial, jurídico, de mediação e integração social a cidadãos beneficiários de proteção temporária, oriundos da Ucrânia e do Afeganistão, no dia 2 de março de 2022, teve início a implementação do Projeto SOS Afeganistão e Ucrânia, que engloba as seguintes componentes:

• Centro Operacional SOS Afeganistão e Ucrânia, para disponibilizar bens de primeira necessidade (vestuário, alimentação, produtos de higiene pessoal e produtos farmacêuticos) para fazer face às lacunas identificadas pelos cidadãos e suas famílias. Trata-se de um espaço seguro, com condições adequadas de higiene e limpeza, agradável e acolhedor, após ter sido renovado com algumas intervenções e aquisição de mobiliário diverso (ex.: estantes, expositores tipo "aranha", sapateiras, espelhos, cadeiras/bancos, artigos de wc, biombos), para que possa estar aberto diretamente ao público.

• Integração Escolar, ficando assegurados os transportes, as refeições, o prolongamento de horário e algum material escolar para as crianças e jovens acolhidos nas escolas do Concelho. Apoio por parte de uma monitora/orientadora que facilita a integração escolar e social destas crianças e jovens.

• Apoio Psicossocial, através da equipa multidisciplinar (1 técnico de Serviço Social, 2 Psicólogos, 1 Intérprete, 1 Monitor/Orientador e 1 Jurista), que atua procurando colmatar as necessidades multidimensionais específicas de cada pessoa/família.

• Cursos de Português Língua de Acolhimento dinamizados por entidade de formação certificada, traduzindo uma importante ferramenta de integração e autonomia na comunidade e na sociedade portuguesa em geral;

• Comunicação do projeto, que garante a tradução de informação para ucraniano, russo e farsi, bem como a produção de folhetos desdobráveis e suportes digitais.

Outros projetos financiados por Outros fundos:

Última atualização: 15.04.2024 - 12:59 horas