Teatro-Cine de Torres Vedras tem uma nova direção artística

14.09.2023

O novo diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras, Guilherme Gomes, foi apresentado publicamente ontem, 13 de setembro, numa sessão que decorreu naquele equipamento cultural.

“Desde o momento em que o Município de Torres Vedras adquiriu este imóvel e de facto envidou esforços para que este pudesse constituir um equipamento cultural de relevo na Cidade, se definiu muito bem os diferentes papéis e quais as atribuições e responsabilidades daqueles que eram os decisores políticos e os diretores artísticos”, referiu a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, explicando que aos primeiros compete definir as orientações estratégias materializadas em objetivos e metas, salvaguardar princípios de democracia cultural e garantir direitos constitucionais como seja o acesso à fruição e criação artísticas.

“O Teatro quer ser um bom parceiro de artistas, de público e de instituições”, afirmou Guilherme Gomes na sua intervenção. O novo diretor artístico explicou que uma das intenções é acrescentar às linhas de programação de teatro, dança, música e cinema uma linha de programação que aborde a escuta, enquanto exercício, e uma outra relacionada com o pensamento. Esta intenção consubstancia-se em projetos de continuidade, que irão iniciar já este ano, como o clube de leitura de peças de teatro "Inventar a palavra" e o podcast “Diário de escuta”.

Na edição deste ano do Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras “vamos inaugurar a ideia de um podcast gravado ao vivo nos dias em que acontece o festival”, adiantou ainda o novo diretor artístico.

Também para este ano, uma das novidades é a abertura da convocatória para os projetos que pretendam concorrer à bolsa de criação para as artes performativas “Matriz”. Um projeto que já estava planeado e que será implementado com a nova direção artística.

Para o próximo ano está a ser preparado o projeto “Diagonal”: “vamos identificar duas freguesias por ano e vamos em diálogo com elas dividir a ação do Teatro-Cine entre o litoral, a cidade e o interior”. “Ao fim de um ano, criada a relação, criados os mecanismos, criado o sonho, rodamos o eixo e vamos procurar outros dois polos artísticos para ativar”, acrescentou Guilherme Gomes.

A cerimónia terminou com as palavras da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que deixou um agradecimento ao anterior diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras, João Garcia Miguel, bem como à equipa daquele equipamento.

Consulte o programa do Teatro-Cine de Torres Vedras em teatrocine-tvedras.pt

Última atualização: 14.09.2023 - 17:48 horas