Torres Vedras acolheu encontro intermunicipal de voluntariado

05.05.2017

As câmaras municipais de Lisboa, Cascais e Torres Vedras realizaram pelo terceiro ano um encontro intermunicipal de voluntariado.

Este ano foi Torres Vedras a acolher o evento, o qual decorreu no dia 3 de maio no Edifício dos Paços do Concelho.

“Inovar é Possível?” foi este ano o tema deste encontro intermunicipal.

“A Inovação nas Práticas”, “A Inovação nos Projetos” e “A Inovação no Reconhecimento de Competências” foram os temas dos painéis do mesmo onde se debateram mais especificamente temas como formação de voluntários, reconhecimento de voluntários, voluntariado ambiental, voluntariado empresarial ou o mecanismo de reconhecimento das aprendizagens decorrentes do voluntariado.

Estiveram presentes na mesa deste encontro representantes, não apenas dos municípios promotores do mesmo, mas também da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Fundação Eugénio de Almeida, dos bancos locais de voluntariado de Sobral de Monte Agraço e de Viana do Castelo, do CLAS de Gondomar e do Kerigma – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos.

A atividade contou com 104 participantes.

Recorde-se que o Encontro Intermunicipal de Voluntariado é uma iniciativa que teve a sua génese em 2015, durante a comemoração de Lisboa Capital Europeia do Voluntariado e que pretende contribuir para a reflexão em torno do papel dos bancos locais de voluntariado na promoção e desenvolvimento do voluntariado, a nível local, em articulação com as organizações enquadradoras de voluntariado, procurando simultaneamente permitir a troca de experiências e boas práticas, assim como partilhar os principais constrangimentos e dificuldades que enfrentam estas estruturas para desenvolver o seu trabalho.

De referir que a Confederação Portuguesa do Voluntariado também se juntou à organização desta iniciativa.

Última atualização: 12.03.2019 - 16:21 horas