Torres Vedras adere à "Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)"

26.07.2016

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara do passado dia 12 de julho, a proposta de adesão do Município de Torres Vedras à “Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Portugal”.

Em setembro passado foram aprovados, pelas Nações Unidas, 17 objetivos globais, designados por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que traçam um caminho ao longo dos próximos 15 anos para acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger o planeta. Neste sentido, a rede portuguesa “Global Compact Network Portugal” (UN GCNP) criou, a 20 de janeiro de 2016, a “Aliança ODS Portugal” que constitui uma rede composta por entidades da Administração Local, empresas e associações.

Com base nesta agenda mundial, composta por 17 objetivos e 169 metas, são previstas ação mundiais nas áreas de erradicação de pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de género, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, água e saneamento, entre outras.

A própria proposta de revisão da Agenda 21 Local de Torres Vedras é alicerçada na resolução das Nações Unidas “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída pelos 17 ODS, em consonância com o desígnio da “Aliança ODS Portugal”.

Com a adesão a esta plataforma coloca-se, mais uma vez, o território de Torres Vedras e a comunidade local na primeira linha das boas práticas internacionais de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a inclusão, de forma integrada, das vertentes económicas, sociais e ambientais no planeamento e gestão municipais.

Última atualização: 30.10.2019 - 13:15 horas