Torres Vedras adere a Campanha Mundial de Redução de Desastres

17.03.2014

A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou no passado mês de janeiro, através da Comissão Municipal de Proteção Civil, a candidatura para adesão à Campanha Mundial de Redução de Desastres 2010-2015 “Making Cities Resilient: My city is getting ready!”, junto à United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR), a qual foi aprovada a 7 de fevereiro.

Neste âmbito, Torres Vedras integra agora esta rede mundial, que tem como objetivo reduzir/minimizar vulnerabilidades e riscos de desastres, constituindo a 5.ª cidade portuguesa (a par de Lisboa, Amadora, Cascais e Funchal) a fazer parte da mesma.

A Câmara Municipal de Torres Vedras assume, junto da UNISDR, o compromisso de desenvolver/garantir a concretização dos seguintes objetivos:

1. Otimização da organização das ações de coordenação;
  2. Atribuição de um orçamento e incentivos para a redução de riscos;
  3. Avaliação de risco;
  4. Proteção, melhoria e resiliência de infraestruturas;
  5. Promoção da atualização dos planos de segurança nas escolas;
  6. Otimização de regulamentos de uso e ocupação do solo;
  7. Promoção de ações de educação e sensibilização públicas;
  8. Proteção ambiental e fortalecimento dos ecossistemas;
  9. Promoção dos sistemas de alerta e das capacidades de resposta;
  10. Recuperação e reconstrução de comunidades .

Última atualização: 21.03.2014 - 17:05 horas