Torres Vedras assinalou Dia Internacional da Juventude

17.08.2021

Fotografia onde se vê o grupo de jovens no Pinhal do Seixo, com luvas postas e a segurar em sacos do lixo.

O Dia Internacional da Juventude celebrou-se no passado dia 12 de agosto. Em Torres Vedras, o dia foi assinalado com atividades que envolveram os jovens na proteção do património natural do Concelho, inserindo-se no Plano de Ação do Conselho Municipal da Juventude de Torres Vedras.

Cerca de 10 voluntários participaram na ação de recolha de lixo que decorreu no Pinhal do Seixo, seguindo-se uma ação de sensibilização para crianças e jovens sobre proteção solar e riscos de exposição solar prolongada, junto à Praia da Física, em Santa Cruz. As atividades foram dinamizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação Jovem do Oeste.

Ao longo do dia, os jovens entre os 12 e os 29 anos usufruíram de entrada gratuita no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, no Centro de Artes e Criatividade, no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e no Museu Municipal Leonel Trindade.

Já no sábado, 14 de agosto, realizou-se uma visita de sensibilização ambiental às grutas da Maceira, que contou com a participação de 10 jovens. A atividade, promovida em parceria com a AESDA – Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente, incluiu a travessia do complexo cársico e uma palestra no interior da cavidade, tendo como objetivo alertar para as necessidades de preservação deste local.

O Dia Internacional da Juventude deu, ainda, mote à publicação de “O que (raio) pensam os jovens sobre...", uma série de 5 episódios onde 10 jovens do concelho de Torres Vedras refletem sobre temas que lhes dizem diretamente respeito. O projeto é uma coprodução da Câmara Municipal e do Académico de Torres Vedras.

“Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária” foi o tema deste ano do Dia Internacional da Juventude, que teve como objetivo mobilizar os jovens para os desafios que o planeta enfrenta.

Última atualização: 17.08.2021 - 16:17 horas