Torres Vedras celebrou as Festas da Cidade de outubro a novembro

17.11.2021

Fotografia do Reserva, em que se vêm pessoas a dançar ao som de uma banda que toca.

Torres Vedras voltou a celebrar as Festas da Cidade, com um programa de comemorações que decorreu entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro. Ainda numa edição adaptada à situação de pandemia e sem as tradicionais Tasquinhas, as celebrações contaram com música e atividade física, gastronomia e produtos endógenos, comércio tradicional e inovação.

Um dos destaques deste ano foi a segunda edição do Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho. O evento, por onde passaram mais de mil visitantes entre 30 de outubro e 1 de novembro, integrou a “Seleção Gráfica”, uma atividade de desenho de observação inédita, cujos desenhos ficaram expostos no Reserva.

À margem do certame decorreu a cerimónia de entrega dos prémios dos concursos "Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021", "Vinho tinto e vinho branco de Torres Vedras 2021" e "A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021", que voltaram a consagrar o trabalho de produtores e restaurantes locais em torno dos produtos endógenos do território.

No que toca à música, o Acordeões do Mundo voltou a levar referências da música nacional e internacional ao Teatro-Cine de Torres Vedras. O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras contou, ainda, com 25 Merendas do Acordeão, que aliaram a música à degustação de produtos locais, promovendo momentos culturais partilhados em comunidade.

E no sentido de celebrar as Festas da Cidade um pouco por todo o território, o espetáculo itinerante Oeste sobre Rodas levou Fernando Pereira e a West Band às 13 freguesias, revisitando clássicos da música nacional e internacional.

A atividade física e o desporto também foram celebrados, com destaque para a primeira edição da “Night Run Urban Trail”. Da corrida para as duas rodas, o programa integrou, ainda, a 17.ª edição da “Rota das Adegas”, o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras — Doublet, o Torneio de Golfe da Cidade de Torres Vedras e o Desafio PR-TVD #BeActive 2021.

São Martinho no comércio local

Com o objetivo de envolver o comércio tradicional nas comemorações, os estabelecimentos puderam aderir às “Compras de São Martinho”, oferecendo aos clientes com compras superiores a 25 euros um vale de oferta de um produto endógeno. Paralelamente, sete restaurantes da Cidade aderiram ao “Menu de São Martinho”, apresentando menus relacionados com a época.

Já as “Montras de São Martinho” levaram os agentes económicos do Centro Histórico a decorar as suas montras em alusão às Festas da Cidade, ao vinho e ao São Martinho. A montra mais votada pelo público pertencia ao Cantinho da Isa, enquanto o júri distinguiu a loja DM Tailor. Os espaços comerciais vencedores terão, assim, acesso a consultoria individual por um profissional na área do vitrinismo.

A Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras foi um dos pontos altos das Festas da Cidade, que contou, ainda, com o concerto de Susana Félix no Teatro-Cine, a exposição e passeio de máquinas agrícolas antigas, o Jardim de Castas e a celebração da Eucaristia em honra de São Gonçalo de Lagos.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:25 horas