Torres Vedras continua entre os melhores municípios no âmbito do programa “ECO XXI”

15.11.2023

Momento de entrega de distinções com a presença da vereadora Dulcineia Ramos

Torres Vedras continua a ser um dos municípios com melhor desempenho no programa “ECO XXI”.

Na mais recente avaliação efetuada no âmbito do mesmo, Torres Vedras foi, a par de outros oito municípios (Águeda, Braga, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Sintra), um dos que obteve uma pontuação acima dos 80%.

Recorde-se que o “ECO XXI” é um programa promovido pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação (anteriormente designada Associação Bandeira Azul da Europa), atualmente com o apoio da MEO, por meio do qual municípios portugueses e respetivos territórios são alvo de uma avaliação externa, que abrange 21 indicadores e 70 subindicadores, a partir dos quais é medido o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São assim, por meio do “ECO XXI”, reconhecidas boas práticas em prol do Desenvolvimento Sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de Sustentabilidade.

Na mais recente avaliação efetuada no âmbito do “ECO XXI” o Município evidenciou-se de forma especial em dois indicadores, ao ter obtido a melhor classificação nos mesmos: Cidadania, Governança e Participação; e Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e Desenvolvimento. Na mesma avaliação, o Município destacou-se também em outros indicadores, alcançando a segunda melhor classificação nesses: Certificação de Sistemas de Gestão; Conservação da Natureza; e Mobilidade Sustentável.

No dia 7 de novembro teve lugar no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark a cerimónia de divulgação dos resultados da edição de 2023 do “ECO XXI”. Na ocasião foram entregues bandeiras verdes, diplomas e certificados aos representantes dos 59 municípios que obtiveram uma pontuação positiva no âmbito da edição deste ano do “ECO XXI”, tendo estado presente na cerimónia, em representação do Município, a vereadora do Ambiente e Sustentabilidade, Dulcineia Ramos.

Última atualização: 15.12.2023 - 15:29 horas