Torres Vedras e o Oeste estiveram representados no "European Maritime Day"

24.05.2013

O Município esteve presente na Conferência European Maritime Day, em Malta, organizada pela Comissão Europeia, representado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, no workshop "Maritime and Coast Heritage: Basis for tourism and local economy", promovido pela Coastal&Marine Union - EUCC, realizado no dia 22 de maio.

O workshop foi moderado pelo Presidente da EUCC, Hendrick Oosterveld, tendo participado no mesmo Manuel Tabone, Diretor do Turismo e Desenvolvimento Económico no Ministério para Gozo, bem como Ana Margarida Ferreira, da Câmara Municipal de Cascais, e o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso.

O workshop teve como objectivo a troca de experiências de cada um dos territórios no âmbito do galardão QualityCoast.

Torres Vedras e o Oeste foram apresentados como referência neste projeto, assumindo assim um papel relevante no âmbito das políticas europeias para o Mar.

O Mar foi considerado pelos presentes e pelos vários peritos e agentes económicos europeus como desígnio do crescimento azul ("Blue Growth").

Torres Vedras e o Oeste apresentaram os casos do Santa Cruz Ocean Spirit (realizado em Santa Cruz), do Rip Curl Pro-Portugal (realizado no concelho de Peniche) e do Zon North Canyon (realizado na Nazaré), bem como da Grande Rota da Rede Natura do Oeste e da Grande Rota das Linhas de Torres Vedras.

Estes cinco exemplos foram importantes na medida em que contribuem de uma forma sustentável para o desenvolvimento dos territórios locais e regionais, potenciando a criação de emprego através das escolas de surf, fábricas e lojas de artigos desportivos, surfcamps, lodgecamps, unidades de alojamentos, etc...

O património natural deverá ser promovido de uma forma integrada, em cooperação com os vários agentes locais e regionais, potenciando o turismo sustentável, numa relação entre o ambiente, o social, o económico e a governança.

A certificação dos territórios é uma ferramenta determinante no futuro, pois cada vez mais os turistas procuram destinos certificados, que sejam por exemplo galardoados com o QualityCoast, que Torres Vedras possui desde 2009 e o Oeste desde o passado dia 20 de maio, sendo destino "TOP 20" do turismo sustentável.

O European Maritime Day é um evento que permite aprofundar os conhecimentos sobre o Mar e as Zonas Costeiras, visando a criação de políticas europeias neste domínio, que passam por um conjunto de novas abordagens, que vão desde as Energias Renováveis offshore até à biotecnologia azul, entre outras.

Última atualização: 08.05.2020 - 18:58 horas