Torres Vedras é uma cidade segura

25.02.2010

Reunião de trabalho traz Secretária de Estado da Administração Interna a Torres Vedras

A Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, deslocou-se hoje a Torres Vedras onde participou numa reunião de trabalho que incidiu sobre o tema da segurança no concelho.
Na reunião estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, representantes das forças de segurança e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste, Mário Reis.

Em conferência de imprensa, que precedeu a reunião de trabalho, Dalila Araújo referiu que foram analisadas as diversas dimensões da segurança, foram ouvidas as opiniões e preocupações dos comerciantes locais e analisadas as recentes ocorrências na Cidade de Torres Vedras. O alargamento do horário das patrulhas será uma medida imediata.

Para a Secretária de Estado, estas últimas ocorrências constituem casos pontuais e para situações pontuais há que traçar estratégias para a segurança que assentem numa dimensão preventiva da criminalidade e numa dimensão reactiva aos fenómenos que surgem. Nesse sentido, existe um instrumento preventivo da criminalidade que é o Contrato Local de Segurança.

Ficou definido que a câmara municipal, forças de segurança e parceiros locais desenvolverão um Contrato Local de Segurança para Torres Vedras que vai assentar numa definição geográfica para a sua aplicação e numa estratégia feita a partir de um diagnóstico local (a ser desenvolvido pela câmara municipal, forças de segurança e associações de comerciantes) e que envolverá outros parceiros locais. Esta medida começa a ser discutida já na próxima semana.

Dalila Araújo sublinhou, já no final da sua intervenção, que "Torres Vedras é uma cidade segura e assim continuará".
Tanto o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras como os restantes participantes na reunião manifestaram agrado pelo trabalho produtivo desenvolvido na sessão de trabalho.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas