Torres Vedras e Villenave d’Ornon completaram 30 anos de geminação

08.11.2022

Fotografia da cerimónia de celebração dos 30 anos de geminação

Os 30 anos de geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon foram assinalados com a visita de uma comitiva daquela cidade francesa ao concelho de Torres Vedras, entre 27 e 30 de outubro. O programa comemorativo culminou num jantar, no dia 29 de outubro, em Dois Portos.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu que estes 30 anos “nasceram do desejo de um trabalho conjunto em prol das comunidades e que tem vindo a envolver diversos agentes destes dois territórios”.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Villenave d’Ornon, Patrick Pujol, reforçou o empenho para prosseguir com a geminação, que considera ser um “exemplo de fraternidade e de solidariedade”.

Na cerimónia estiveram, também, presentes José Augusto de Carvalho, Jacinto Leandro e Carlos Miguel, anteriores presidentes da Câmara Municipal de Torres Vedras que exerceram funções ao longo destes 30 anos de geminação.

A tradição vitivinícola e a vontade de contribuir para a construção do projeto europeu são as bases da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon, que remonta a 1992. Ao longo de três décadas, este projeto comum permitiu a realização de vários intercâmbios, envolvendo centenas de jovens e adultos em atividades culturais, educativas, musicais e desportivas.

O desenvolvimento de laços entre as duas cidades tem sido potenciado pela ASSIM – Associação de Intercâmbio Municipal e pelo Comité de Geminação de Villenave d’Ornon.

Última atualização: 08.11.2022 - 17:39 horas