Torres Vedras e Wellington celebram 25 anos de geminação

08.11.2023

Torres Vedras assinalou o 25.º aniversário de geminação com Wellington, com a visita de uma comitiva daquela cidade inglesa ao Concelho, entre os dias 25 e 30 de outubro. A iniciativa teve como propósito reforçar os laços de amizade e cooperação estabelecidos entre as duas cidades geminadas no âmbito das Linhas de Torres Vedras.

O programa incluiu visitas a pontos de interesse do Concelho e da região, reuniões e atividades, nas quais foram realizados encontros com autoridades locais, representantes da sociedade civil e instituições culturais.

No âmbito da visita, foram proporcionados dois momentos de convívio e intercâmbio cultural. Um convívio no Clube de Ténis de Torres Vedras, animado pelos Gaiteiros da Freiria, onde estiveram presentes os representantes das associações carnavalescas de Torres Vedras, as Majorettes e representantes do Carnaval de Wellington, membros da Associação de Intercâmbio Municipal (ASSIM) e famílias de acolhimento. E um jantar na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, que contou com a atuação de Rodrigo e Teresa Maurício.

Durante o jantar, a presidente da ASSIM, Maria José Correia, e a representante da Associação de Geminação de Wellington, Judy Webb, deram início aos discursos, sublinhando a relevância das famílias de acolhimento, cujo contributo permite a realização dos intercâmbios e o reforço dos laços de amizade.

O presidente da Câmara Municipal de Wellington, Marcus Barr, referiu que a geminação das duas cidades é um símbolo da união entre diferentes culturas e geografias, baseado em valores de preservação histórica e intercâmbio cultural.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou a importância da geminação para promover o intercâmbio cultural, que permite às cidades também conhecerem as suas diferenças. Foi nesse âmbito que uma comitiva de Torres Vedras esteve presente no Carnaval de Wellington, onde as associações carnavalescas representaram o Carnaval torriense.

Por último, tomaram a palavra Louise Brierley e Nigel Phillips, representantes de associações carnavalescas de Wellington, que referiram esperar que esta visita fortaleça ainda mais os laços entre as duas cidades e inspire futuras colaborações culturais e históricas.

O património histórico e cultural está no centro da geminação das cidades de Torres Vedras e Wellington, tendo em vista o compromisso comum de preservar e celebrar a história das Linhas de Torres Vedras, uma rede de fortificações construída durante a Guerra Peninsular no início do século XIX. Ambas as cidades partilham o legado dessas defesas estratégicas e têm trabalhado em conjunto para promover a sua preservação e divulgação.

Última atualização: 08.11.2023 - 10:39 horas