Torres Vedras esteve presente em encontro sobre planos de segurança de água

06.06.2016

Torres Vedras esteve presente no 1.º encontro do projeto colaborativo dos planos de segurança de Água (PSA), que teve lugar no dia 3 de junho, no Museu Municipal de Portimão.

Essa representação aconteceu nomeadamente por intermédio do seu presidente de Câmara e presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), que na sessão de abertura do evento teve a oportunidade de dar o contributo de Torres Vedras para o tema do mesmo.

Na sua intervenção, Carlos Bernardes explicou que: “O PSA contemplou a totalidade do sistema de abastecimento dos SMAS, desde as origens de água até às torneiras dos consumidores.  É necessário distribuir uma água segura que salvaguarda a saúde humana, mas também compreender e satisfazer as necessidades e expetativas dos consumidores em termos de aceitabilidade da água e de um abastecimento contínuo, com quantidade e pressão adequada e ter capacidade para responder a um desvio a estes padrões para que o consumidor tenha a certeza que se alguma coisa acontecer a entidade vai ter uma resposta adequada e profissional e fornecer uma alternativa segura de água, e que não precisa de se preocupar.

Chegado este momento, poder-se-á afirmar que a avaliação global do projeto tem sido muito positiva, pois permite a otimização do desempenho e produtividade dos SMASTV, identifica os perigos, as medidas de prevenção e controlo, permitindo direcionar eficazmente recursos humanos e financeiros”.

Para além da intervenção do presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, também Ana Nunes, técnica desta entidade, levou a cabo uma intervenção neste encontro, no painel sobre “Resultados e Principais Desafios”.

Anda durante a manhã, Cristina Martinho, da Acquawise Consulting, empresa que está a acompanhar a implementação de planos de segurança de água no país, apresentou uma comunicação intitulada “Enquadramento Projeto Colaborativo PSA 2015”.

O período da tarde neste encontro foi marcado pela realização de mesas redondas.

Última atualização: 31.10.2019 - 15:38 horas