Torres Vedras foi de novo “Cidade dos Livros”

04.05.2017

Torres Vedras foi pelo quinto ano "Cidade dos Livros”.

Entre os dias 19 e 29 de abril um conjunto de atividades fez “da leitura de palavras e imagens um prazer e uma FESTA”, explorando-se “um chão comum de livros”, com um programa de atividades com que se procurou ir ao encontro dos sonhos e das esperanças de pequenos e grandes leitores.

Desse programa constaram sessões de contos, nomeadamente ”Contos para a noite ao cair da tarde” narrados por Ana Manita, Teresa Oliveira, Dulce Soares e Carla Dores, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino; um serão de contos com Miguel Horta e Luís Carmelo, na Biblioteca Municipal; e “Histórias do Arco da Velha em noites de lua cheia”, também neste último local, apresentadas por O Som do Algodão.

De salientar desta edição da “Cidade dos Livros” a representação musical “Ulisses”, apresentada por alunos dos 5.º e 7.º anos do Externato de Penafirme no Teatro-Cine, que executaram esta obra clássica com letra e música originais, resultado de um trabalho interdisciplinar desenvolvido nas aulas de Português, Educação Musical e Educação Tecnológica.

Também desta edição da “Cidade dos Livros” fizeram parte teatros, nomeadamente “Plouf”, para a infância, no Teatro-Cine, interpretado por Cátia Lopes; e “A Branca de Neve e os sete Pães”, para o público juvenil, na Escola Secundária Henriques Nogueira, representado por José Ramalho.

Da iniciativa fizeram ainda parte outras ações como a exibição dos filmes “A maior flor do mundo” e “Mudar de vida” integrado no ciclo Café com Filmes dinamizado pelo Académico de Torres Vedras, no Teatro-Cine; a performance “Serigrafia de Rua – Palavras e frases de um universo poético” levada a cabo na zona histórica de Torres Vedras pelo Atelier SER - Colectivo de Artistas; as exposições “Cachimbos & Cartas de Amor” de Catarina Sobral, na Biblioteca Municipal, e “Lições de Voo” de João Vaz de Carvalho, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino; e formações dirigidas a docentes.

Organizada pela Câmara Municipal, esta iniciativa contou com a parceria do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, da Escola Básica Padre Francisco Soares, da Escola Secundária Henriques Nogueira, do Externato de Penafirme, do Académico de Torres Vedras, da Fundação José Saramago e do Planeta Tangerina.

Última atualização: 12.03.2019 - 15:44 horas