Torres Vedras foi durante seis dias "A Cidade dos Livros"

26.04.2013

De 18 a 23 de abril Torres Vedras foi a “A Cidade dos Livros”, por meio de muitas e boas atividades relacionadas com a comemoração do Dia Mundial do Livro.

A gravitar em torno do conceito de viagens, e apropriando-se de diversos espaços públicos, a iniciativa reuniu escritores, livreiros, alunos, professores e demais cidadãos que comungam do interesse pelos livros.

Durante quase uma semana, o evento procurou criar contextos que promovessem a miscigenação de ideias, pensamentos, mundivisões, experiências e narrativas, abrigadas concetualmente sob a égide das “viagens”.

O ponto alto da iniciativa Torres Vedras, A Cidade dos Livros foi o Encontro Viajar as Viagens, por meio do qual se abordou vários tipos de viagens e dimensões do seu conceito (viagens no tempo, viagens no espaço, viagens no imaginário…) e no decorrer do qual alunos e professores de escolas do concelho deram resposta a vários desafios lançados pelo projeto municipal Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, apresentando o resultado dos seus trabalhos no âmbito de uma “viagem” ao mundo dos livros e da cultura.

Mas houve outras e interessantes atividades realizadas durante o evento: uma conversa sobre o livro Terra de neve (dinamizada no âmbito da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal de Torres Vedras); sessões de contos destinadas a vários públicos (sendo de realçar neste particular a sessão com Clara Haddad, que deu corpo à 5.ª edição do encontro de contadores de histórias Abraço de Contos, apresentando narrativas de origens diversas da tradição oral do mundo); declamações de poemas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico (que apresentaram um trabalho sobre o chá) e famílias; a apresentação a alunos do 2.º ciclo do ensino básico de uma performance que pretendeu retratar os medos lavados no rio e a respetiva transformação em palavras/gestos de apaziguamento, bem como de uma dramatização com base no mito de Pandora; e um Encontro com a escritora Vânia Martins que apresentou o livro O Trampolim da Chuva.

Entre no mundo dos livros e alargue horizontes…

Última atualização: 28.06.2013 - 19:12 horas