Torres Vedras foi estudo de caso do Plano Nacional de Leitura 2027

12.04.2022

Pormenor da exposição sobre o Plano Local de Leitura que esteve patente na Praça Machado Santos.

Torres Vedras foi um dos dois estudos de caso do Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). O relatório, que foi apresentado na passada sexta-feira, 8 de abril, considera Torres Vedras como um local “relevante pelo nível de desenvolvimento do Plano Local de Leitura” que se encontra a ser implementado.

A investigação verificou “uma verdadeira preocupação em incutir a prática da leitura, tal como o gosto pela mesma, na população”, destacando o trabalho desenvolvido para “cativar toda a população não só em idade escolar, com o desenvolvimento de atividades para os pais, os adultos e os mais idosos, e até os imigrantes e o público não leitor.” O trabalho menciona, ainda, a articulação entre organizações e instituições com vista à promoção de atividades em todas as freguesias do Concelho.

As conclusões derivam de uma visita a Torres Vedras no passado dia 28 de junho de 2021, em que foi possível recolher a perspetiva de vários intervenientes no Plano Local de Leitura, assim como visitar a Escola Secundária Henriques Nogueira, a Biblioteca Escolar, o Centro Qualifica, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras e a exposição que incidiu nos resultados de um inquérito sobre os hábitos de leitura, escrita e literacias da população do Concelho.

O relatório final do Sistema de Avaliação do PNL2027 foi coordenado por João Luís Lisboa, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e teve como objetivo avaliar o desempenho do PNL2027, “designadamente no que respeita à qualidade da política pública de leitura, dos programas, projetos e serviços disponibilizados e à satisfação dos vários stakeholders.”

Publicado: 12.04.2022 - 11:57 horas