Torres Vedras participou em encontro com Comissária Europeia dos Transportes

08.05.2019

Fotografia do grupo que reuniu com a Comissária Europeia dos Transportes, em Bruxelas, onde se encontra o vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Torres Vedras participou numa reunião com Violeta Bulc, Comissária Europeia dos Transportes, que decorreu esta terça-feira em Bruxelas. O objetivo do encontro passou por sensibilizar a Comissão Europeia para diversos temas relacionados com a mobilidade sustentável.

Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, dos Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou a importância do programa CIVITAS e da rede CiViNET para as pequenas cidades europeias e para os territórios de baixa densidade como Torres Vedras, devido à transferência de conhecimento e aos programas que abrangem este tipo de cidades.

Neste sentido, foi sublinhada a necessidade de programas europeus de mobilidade para vilas, aldeias e territórios de baixa densidade, assim como a necessidade de investimento europeu na reabilitação da rede viária municipal e regional, de forma a melhorar a competitividade de territórios e empresas.

A Comissária Europeia para os Transportes afirmou que irão existir fundos destinados à mobilidade nas vilas, aldeias e territórios de baixa densidade. Violeta Bulc informou ainda que, no que toca a infraestruturas para segurança rodoviária, o investimento irá centrar-se no melhoramento das vias que se encontram fora dos centros urbanos e em que a sinistralidade atinge essencialmente pessoas entre os 24 e os 42 anos. Já nos centros urbanos, a atenção estará virada para as faixas etárias mais jovens - abaixo dos 16 anos - e para as mais idosas - acima dos 65.

A mobilidade urbana na Europa após 2020, combustíveis alternativos e novas formas de energia na mobilidade, a importância dos fundos europeus nas infraestruturas de conexão da Europa e restrições de acesso a veículos nos centros urbanos foram alguns dos temas abordados pelos membros do Comité Consultivo Político (PAC) do CIVITAS presentes na reunião.

Publicado: 08.05.2019 - 14:15 horas