Torres Vedras tem novo executivo municipal...

01.12.2015

O executivo municipal foi alvo de uma recomposição, tendo a respetiva cerimónia de apresentação acontecido hoje, antecedendo a sessão ordinária do mesmo.

Tal deveu-se, recorde-se, à integração de Carlos Miguel, ex-presidente da Câmara Municipal, no XXI Governo Constitucional, onde ocupa o cargo de secretário de estado das Autarquias Locais.

E foi a Carlos Miguel que coube o último discurso da cerimónia, tendo no mesmo afirmado que dificilmente terá uma experiência política tão enriquecedora como a que teve até há poucos dias como líder do executivo municipal.

Antes de Carlos Miguel tinham discursado o presidente da Assembleia Municipal, Alberto Avelino, e o provincial português da Ordem Franciscana, Vítor Melícias.

O ato havia tido início com a tomada de posse de Carlos Bernardes como presidente da Câmara Municipal (que mantém o pelouro do Ambiente e Sustentabilidade) e de Hugo Lucas como vereador (que tem a seu cargo os pelouros de Infraestruturas e Obras Municipais, Gestão de Áreas Urbanas, Transportes e Trânsito e Mobilidade).

Na sua intervenção, Carlos Bernardes dirigiu-se a vários dos muitos presentes que encheram o Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, tendo feito como única promessa a de “trabalho, trabalho, trabalho”. O novo líder do executivo municipal vincou ainda a ideia deste órgão continuar a ter “o objetivo de levar Torres Vedras na senda do progresso” e a de que a autarquia a que preside continuará a ajudar a ligar todas as “pequenas peças do enorme puzzle que é o organismo vivo Torres Vedras”.

No final da sua intervenção, Carlos Bernardes citou ainda o ex-secretário-geral da ONU, Koffi Annan: “O nosso maior desafio neste século é pegar numa ideia que parece abstrata – Desenvolvimento Sustentável – e de torná-la numa realidade para todas as pessoas do mundo”.

De referir que Carlos Bernardes desempenhou desde 2005 o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal e entre 2003 e 2005 o de vereador nesta autarquia. De 1997 a 2001 fora vereador na Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço onde teve a seu cargo o pelouro do Turismo. É desde 1988 funcionário público. Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras e doutorando em Turismo, tem também desempenhado outros cargos de relevo como os de vice-presidente da ASSECOS – Associação para a Energia e Construção Sustentável, de presidente da mesa da Assembleia Geral da AMEGA – Associação de Municípios para Gestão da Água, de membro do comité político da rede Civitas ou de embaixador em Portugal do projeto Quality Coast.

Última atualização: 12.03.2020 - 18:12 horas