“Torres Vedras, Território Sustentável” foi tema de ciclo de conferências

11.06.2012

A sustentabilidade do concelho foi a temática escolhida para a oitava edição do ciclo de conferências "Ambiente e Qualidade de Vida", promovido pela Câmara Municipal.

A primeira das sessões deste ciclo, que se realizou no dia 11 de maio no Edifício dos Paços do Concelho, incidiu sobre a agricultura sustentável, tendo as comunicações apresentadas na ocasião se subordinado às temáticas "Proteção Integrada", "Serviço de Aconselhamento Técnico Agrícola e Boas Práticas Ambientais", "Utilização segura de produtos fitofarmacêuticos na agricultura"e "Agricultura Biológica".

A mobilidade sustentável foi o tema da última sessão deste ciclo, que também decorreu naquele auditório, no dia 25 de maio, na qual se abordou "Modos Suaves de Transporte em Torres Vedras", "O dia a dia com bicicleta", "A Gestão do Território e a Promoção do Turismo de Natureza em Bicicleta" e "A política integral da bicicleta".

O ponto alto da iniciativa foi o Encontro Internacional Quality Coast, que se realizou no dia 18 de maio na Praia do Navio, em Santa Cruz, o qual se relacionou com a temática do turismo sustentável no concelho. Este evento teve como principal intuito a atribuição dos galardões do projeto Quality Coast, pela EUCC - Coastal & Marine Union, a nove destinos turísticos europeus, que receberam assim um comprovativo de qualidade na área do turismo sustentável costeiro. 50 participantes de 10 diferentes nacionalidades participaram neste encontro no decorrer do qual se debateram políticas de desenvolvimento sustentável associadas a destinos turísticos de qualidade. Recorde-se que o concelho hasteia desde 2009 a bandeira do Quality Coast.

Relacionado com este evento, foram entregues no dia 8 de junho à Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Santa Cruz lâmpadas economizadoras como medida simbólica de compensação ambiental por parte dos participantes no mesmo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 13.05.2020 - 19:50 horas