Torres Vedras voltou a ser distinguida com o prémio “Autarquia Familiarmente Responsável”

02.12.2021

Fotografia da entrega da bandeira à vereadora do Desenvolvimento Social

A Câmara Municipal de Torres Vedras foi distinguida com o prémio “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Torres Vedras está, assim, entre os seis municípios que foram distinguidos pelo 13.º ano consecutivo. A entrega das bandeiras que distinguem os municípios pela adoção de políticas efetivas de apoio às famílias decorreu em Coimbra, no passado dia 25 de novembro.

Nesta edição, foram consideradas as medidas implementadas no ano de 2020. A elaboração da Estratégia Local de Habitação, o alargamento do serviço de transporte “Porta a Porta” a cidadãos de todo o Concelho, o projeto intergeracional “No coração da minha infância”, as maletas pedagógicas disponibilizadas às instituições particulares de solidariedade social, o apoio à Unidade de Hospitalização Domiciliária de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste e o PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária 2020 foram algumas das iniciativas que contribuíram para que Torres Vedras voltasse a conquistar o prémio.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis teve, ainda, em conta as medidas excecionais que pretenderam dar resposta à situação de pandemia. Neste campo, Torres Vedras distinguiu-se pela criação da Linha de Apoio Psicossocial, pela iniciativa “Agir Local” — que, em 2020, atribuiu vales para aquisição de géneros alimentares e outros bens de primeira necessidade a 397 famílias — e pelo fornecimento de refeições a alunos carenciados.

Na resposta às dificuldades que resultaram da pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras também se evidenciou pelo conjunto de medidas de apoio a situações de emergência social e habitacional, bem como pela redução de tarifas no abastecimento de água, saneamento e resíduos.

Publicado: 02.12.2021 - 12:12 horas