Torres Vedras…costa de ouro sobre azul

30.06.2014

Uma costa de ouro sobre azul, assim continua a ser a de Torres Vedras…

Sendo uma referência nacional (e até internacional) em termos de turismo balnear, o concelho volta a ser um dos territórios portugueses que mais bandeiras azuis hasteia durante a época balnear. Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Navio, Mirante, Pisão, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa e Azul são as praias torrienses que receberam recentemente aquela distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, a qual afere a qualidade das zonas balneares em domínios como o ambiente, a segurança, o conforto, os equipamentos de apoio, a informação aos utentes e a sensibilização ambiental.

Também no que concerne a praias com qualidade de ouro, Torres Vedras continua a ser um dos concelhos que mais zonas balneares tem com esta classificação que é atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza: Vigia, Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul são merecedoras desta distinção que cabe a praias portuguesas que apresentaram em 2009 qualidade de água boa e entre 2010 e 2013 qualidade de água excelente.

No que se refere a áreas balneares com a bandeira do projeto Praia Acessível, Praia para Todos!, são de novo seis praias do concelho que exibem este galardão: Santa Rita–Norte, Santa Rita–Sul, Navio, Santa Cruz–Centro, Santa Helena e Praia da Foz. Coordenado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, este projeto é responsável pela identificação de praias com condições para acolher utentes com mobilidade condicionada.

De sublinhar que o concelho continua a hastear o galardão do projeto europeu Quality Coast, agora enquanto território da região Oeste, sendo que este comprova que as respetivas áreas, costeiras, são destinos turísticos sustentáveis de referência. O vereador do ambiente e vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, é atualmente, inclusivamente, o Embaixador do Quality Coast da Região Oeste.

No dia 27 de junho foram simbolicamente hasteadas bandeiras dos referidos galardões na Praia de Santa Rita-Sul.

Saliente-se também que a Câmara Municipal continua a assegurar durante a época balnear o funcionamento do projeto Praia Segura, o qual consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por uma viatura devidamente equipada. Este projeto conta com o apoio das seguintes entidades: Tecauto, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Polícia Marítima, Guarda Nacional Republicana (posto de Santa Cruz), concessionários de praia do concelho e um conjunto de restaurantes de praias do concelho (Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Praia do Mirante, Bar do Pisão, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, 2R Bar Praia Formosa, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Praia da Assenta, Sizandro Beach Lodge, Acqua Beach Bar, Restaurante Bar La Fontana, Vela D’ Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa e Pizzaria Mamma Mia).

De referir, também, que a Câmara Municipal apoiou mais um curso de nadadores-salvadores realizado a partir de Torres Vedras, que decorreu este ano nos meses de maio e junho, promovido pela Capitania do Porto de Peniche e pelo Instituto de Socorros a Náufragos, também com o apoio da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras.

Refira-se ainda que a Câmara Municipal realizou mais uma vez as já habituais intervenções de preparação da época balnear, nomeadamente ao nível dos acessos.

Última atualização: 17.06.2020 - 16:45 horas