Trabalhos resultantes de bolsa atribuída pela Câmara Municipal estão em exposição

09.02.2023

Imagem da intervenção de Leonor Neves na inauguração da exposição

Os trabalhos resultantes da segunda bolsa de criação “Território - Comunidade - Sustentabilidade” - bolsa que é atribuída pela Câmara Municipal a um artista finalista do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD (Escola Superior de Artes e Design), para a realização de uma residência artística no âmbito do projeto “RAMA” - estão patentes na Paços - Galeria Municipal desde o passado dia 28 de janeiro.

Trata-se da exposição A Sombra do Vento, da autoria de Leonor Neves, a qual pode ser visitada até 8 de abril e é, segundo a curadora da mostra, Ana Anacleto, “centrada na prática do Desenho e pensada a partir do estabelecimento de relações perceptivas (ópticas e hápticas) com a paisagem da região”, consubstanciando-se num “conjunto de obras de grande escala, produzidas especificamente para o espaço da Galeria Municipal de Torres Vedras”, e que sintetizam “um conjunto de experiências plásticas desenvolvidas pela artista durante a sua residência”.

De recordar que a primeira bolsa de criação “Território - Comunidade - Sustentabilidade” fora atribuída a Jéssica Gaspar, tendo os trabalhos resultantes da mesma sido também apresentados na Paços - Galeria Municipal, no final de 2021, numa exposição que teve a curadoria de João Silvério.

A bolsa de criação “Território - Comunidade - Sustentabilidade” resulta de uma parceria que envolve a Câmara Municipal, o projeto “RAMA” e a ESAD, sendo que o artista beneficiário fica incumbido de desenvolver trabalho durante três meses em residência no “RAMA”, contando, para a produção da sua investigação e produção de obras, com apoio financeiro e com acompanhamento de mentoria artística e usufruindo do contacto com profissionais da área das Artes.

A referida bolsa de criação constitui-se como uma oportunidade única para estudantes recém-formados na ESAD, que lhes permite o desenvolvimento de um projeto num ambiente propício à criação artística e os ajuda também no trabalho de mediação com os públicos e com as instituições. É também uma mais-valia pelas permutas e relações que se estabelecem com os habitantes da zona do Concelho onde está instalado o projeto “RAMA” (aldeias de Maceira e Alfeiria que se situam nos territórios, respetivamente, da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões) e pelas componentes que envolve relativas à sensibilização para a sustentabilidade e à promoção do Concelho.

De referir ainda que a terceira bolsa de criação “Território - Comunidade - Sustentabilidade” já está em preparação.

Última atualização: 14.02.2023 - 11:12 horas