Tractores animaram as "Festas da Cidade"

13.11.2009

Tractores que são verdadeiras “relíquias” como um Hanomag de 1949, um McCormick International de 1951, um Fordson de 1953, um Massey Harris Fergunson de 1956 ou um Deutz de 1959 participaram no Passeio de Tractores Agrícolas Antigos que se realizou na manhã do dia 8 de Novembro, em Torres Vedras.

Esta iniciativa começou no Parque Regional de Exposições onde a maior parte dos tractores que participaram na mesma estiveram expostos entre os dias 24 de Outubro e 11 de Novembro, no âmbito do 3.º Encontro de Máquinas Agrícolas Antigas. Posteriormente os tractores dirigiram-se ao centro de Torres Vedras, tendo o passeio terminado no seu local de partida.

No âmbito daquele encontro atribuiu-se: um prémio referente à máquina mais antiga e um outro ao proprietário com mais máquinas expostas os quais foram entregues a Hélder Francisco (proprietário da máquina mais antiga em exposição, um tractor McCormick Deering de 1948, e de outras 7 máquinas que também estiveram patentes nesta última iniciativa); um prémio referente à máquina com melhor conservação sem restauro que foi entregue a Aníbal Martins (proprietário do tractor distinguido neste caso, um International de 1957); e um prémio referente à máquina melhor restaurada que coube a Leonel Santos (proprietário do tractor distinguido neste caso, um McCormick International de 1961).

Também no dia 8 de Novembro, mas pela tarde, teve lugar, igualmente no Parque Regional de Exposições, uma Gincana de Tractores. Os 1.º, 2.º, 3.º e 4.º prémios desta gincana foram atribuídos, respectivamente, a Daniel Assunção, João Manuel Nave, Pedro Monteiro e António Fortunato.

Estas iniciativas integraram-se nas Festas da Cidade e foram organizadas pela câmara municipal, tendo a última contado com a colaboração de António Cruz.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:41 horas