Valorização de espaços públicos

17.12.2008

A água e as políticas da sua preservação é a temática subjacente à escultura "Senhoras das Águas" que foi instalada recentemente perto do fontanário da Praça da República, em Torres Vedras.

Executada por Jorge Ponce, aquela escultura remete para um mito de uma civilização original que seria governada por mulheres, que mantinham uma relação de colaboração e harmonia com a Natureza. As quatro figuras femininas que constituem as "Senhoras das Águas" aludem a essa civilização e erguem-se olhando em todas as direcções num apelo à consciência cívica, em busca de adequadas sensibilidades para as políticas da água.

Também recentemente foi colocada na rotunda de Catefica situada perto do nó de acesso à A8 uma escultura denominada "Uvas" - concebida e executada, respectivamente, pelas empresas torrienses "We Dream" e "Gulliver" -, a qual alude a uma das actividades económicas com mais tradição no concelho: a vitivinicultura.

Valorizar os espaços públicos tem sido, de resto, uma aposta da câmara municipal, sendo também exemplo dessa política a instalação de outras esculturas da autoria de artistas como António Charrua (escultura "O Mensageiro Breve de Lao Tsé", situada numa rotunda da Avenida Poente de Torres Vedras), Fernando Conduto (escultura "Sem título", igualmente situada numa rotunda daquela avenida), José Núncio (escultura "Monumento aos Torrienses Mortos na Guerra do Ultramar", situada na Praça da Liberdade, em Torres Vedras), João Castro Silva (escultura "Sem título", situada na “rotunda dos cavalos”, em Torres Vedras) e Soares Branco (escultura "Monumento a Joaquim Agostinho", situada no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras).
Publicado: 22.04.2013 - 18:19 horas