Vítor Santos & Fátima Santos, ACE

02.12.2021

A Vítor Santos & Fátima Santos, ACE é uma entidade empresarial de referência no Concelho pelo facto de ser um dos maiores produtores de tomate deste território, desenvolvendo o seu trabalho em instalações modernas e com tecnologia sofisticada.

Agregando cinco empresas, produz anualmente em média cerca de cinco milhões de quilos de tomate em 22ha de estufas e abrigos localizados no Casal da Rocheira (freguesia da Ponte do Rol) e na Póvoa d´Além (União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira). A laboração nas referidas estruturas é, de resto, essencial para se garantir uma boa qualidade na apresentação do produto. Mais de 90% da sua produção destina-se ao mercado espanhol - refira-se, a este propósito, que os espanhóis são os maiores consumidores/per capita de tomate da Europa -, sendo que a mesma consiste em tomate salada e em tomate cacho. Para gerir o escoamento da produção, as instalações da Vítor Santos & Fátima Santos, ACE contam com uma área de frio com capacidade para 500 toneladas de produto.

Toda a produção da Vítor Santos & Fátima Santos, ACE resulta da utilização do sistema hidropónico (o que permite a poupança hídrica e evitar a contração de doenças existentes no solo, bem como controlar de forma rigorosa as necessidades de água e sais), sendo essa produção gerida por meios informáticos, a partir dos quais é executada a fertirrigação, com base em informação relativa aos fatores que influem no desenvolvimento das culturas, os quais são cruciais para garantir a qualidade das mesmas. São também praticados métodos ambientais, que passam pela utilização de “insetos amigos” que contribuem na polinização e na prevenção de pragas.

A conjugação dos fatores “qualidade” e “quantidade” na produção, que se destina a um mercado extremamente competitivo, é uma das explicações para o sucesso da atividade das empresas da Vítor Santos & Fátima Santos, ACE.

Outro fator que contribui para esse sucesso é a criação de um “espírito de família” entre os trabalhadores, os quais são em cerca de 95% estrangeiros. Para fidelizar a mão de obra é facultado, por exemplo, apoio de caráter administrativo e ao nível de alojamento. São ainda concedidos prémios de produtividade, assiduidade e comportamento.

Apesar de em anos anteriores as empresas da Vítor Santos & Fátima Santos, ACE terem também se dedicado à produção de meloa, pepino e alface, a aposta das mesmas no futuro deverá continuar a passar pela produção de tomate para consumo em fresco, tendo em conta a necessidade de mercado e os compromissos assumidos com os clientes.

De referir ainda que é prática da Vítor Santos & Fátima Santos, ACE colaborar com entidades e em iniciativas locais, bem como com universidades e outros estabelecimentos de ensino, proporcionando nomeadamente estágios curriculares e visitas.

B. I. DA EMPRESA

Nome: Vítor Santos & Fátima Santos, ACE

Área de atividade: Agricultura

N.º de funcionários: Cerca de 70