"Workshops" regionais do projeto ClimAdaPT.Local estão a decorrer

01.07.2016

Teve início no dia 20 de junho o quarto e último conjunto de workshops regionais do projeto ClimAdaPT.Local, de Capacitação e Disseminação, e que inclui a apresentação do processo de elaboração das Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) dos municípios beneficiários do projeto.

Até meados de julho são organizados 7 workshops regionais, com o apoio dos municípios e das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) envolvidas. Durante estes workshops, os municípios beneficiários apresentam aos municípios congéneres da sua Área Metropolitana/Comunidade Intermunicipal, os passos que os conduziram à elaboração da sua EMAAC assim como os aspetos mais relevantes da estratégia.

O projeto ClimAdaPT.Local, lançado em janeiro de 2015, tem como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de EMAAC e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal, trabalhando em parceria com 26 municípios de todo o país. Pretende-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos municípios participantes no projeto e, no futuro, nos demais municípios portugueses.

Ao longo dos últimos 18 meses do projeto ClimAdaPT.Local, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos:

• Desenvolvimento de 26 EMAAC, em parceria com as respetivas autarquias;

• Desenvolvimento de um programa formativo em Adaptação Local às Alterações Climáticas, dirigido aos 52 técnicos municipais das 26 autarquias beneficiárias;

• Criação de uma plataforma de comunicação online, que sensibilize as comunidades locais e nacionais e capacite os técnicos municipais para a importância de promover a Adaptação Local às Alterações Climáticas, apoiando a elaboração das EMAAC;

• Criação de uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal que constitua um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da Adaptação.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:06 horas