Torres Vedras

COVID-19 em Torres Vedras: Informação de interesse local

Conteúdos desta página

  1. O novo coronavírus e a COVID-19
  2. Planos ativos
  3. Informações
    4.1 Serviços municipais
    4.2 Documentos fora de prazo
    4.3 Serviços públicos na internet
  4. Contactos úteis

O novo coronavírus e a COVID-19

O aparecimento de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19, levou a Organização Mundial de Saúde a declarar uma situação de Emergência de Saúde Pública Internacional.

O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em humanos no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido entretanto confirmados casos de infeção em mais de 200 países, áreas e territórios.

O aparecimento deste novo coronavírus levou a Organização Mundial de Saúde a declarar, a 11 de março, que se trata de uma pandemia.


Planos ativos

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, aprovou no dia 5 de março o Plano de Contingência Interno do Município de Torres Vedras, que pretende orientar a atuação da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da empresa municipal Promotorres perante situações suspeitas e/ou confirmadas de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O Plano contempla ainda a redução dos riscos para a saúde de todos os trabalhadores das entidades municipais suprarreferidas, evitando a transmissão do vírus em ambiente laboral, e garantindo a continuidade de laboração dos serviços essenciais de forma a garantir a minimização do impacto de qualquer interrupção e assegurar o funcionamento dos serviços municipais.

Seguiu-se a ativação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal, aprovado por unanimidade pela Comissão Municipal de Proteção Civil no dia 9 de março, uma vez que, na impossibilidade de conhecer quando ou como ocorrerá uma epidemia causada por um agente infecioso, se torna vital que o Concelho esteja preparado e que o Município disponibilize toda a informação de forma transparente de modo a combater a desinformação e como medida para garantir a segurança dos munícipes, transmitir tranquilidade a toda a comunidade e que possua todas as ferramentas para lidar da melhor forma com esta situação, mantendo viável o desempenho das funções críticas e garantindo a segurança de todos.

O Plano Municipal de Emergência de Torres Vedras foi ativado às 17h00 do dia 12 de março. Apesar de não existir, até então, nenhum caso de COVID-19 confirmado no concelho, a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu ativar o plano de forma preventiva.


Informações

Serviços municipais

  • Equipamentos municipais abertos ao público | segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00

    • Câmara Municipal*
    • Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS)
    • Agência Investir Torres Vedras
    • Promotorres E.M.
    • Balcão da Mobilidade

      * O atendimento presencial em sala no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal foi retomado. No entanto, devem continuar a ser privilegiadas ferramentas de comunicação como o telefone, o correio eletrónico ou a teleconferência.



  • Equipamentos municipais abertos ao público | terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

    • Atelier do Brinquedo
    • Azenha de Santa Cruz
    • Centro de Interpretação da Comunidade Judaica
    • Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras
    • Centro de Interpretação do Castelo
    • Paços – Galeria Municipal (todos os dias)
    • Museu Municipal Leonel Trindade
    • Posto de Turismo de Torres Vedras – Praça da República



  • Os seguintes equipamentos e serviços retomaram o funcionamento, de segunda a sexta-feira, nos horários indicados

    • Arquivo Municipal (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, mediante marcação prévia)
    • Biblioteca Municipal de Torres Vedras (Segunda-feira: das 14h00 às 18h30. Terça a sexta-feira: 10h00 às 18h30. Sábado: 14h00 às 18h00)
    • Canil Municipal (das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30)
    • Centro de Educação Ambiental (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00)
    • Centro Interpretativo da Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. Sábado e domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)
    • Ecocentro (das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Sábado: das 10h00 às 14h00)
    • Loja do Cidadão (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, mediante marcação prévia)
    • Posto de Turismo de Torres Vedras – Paços do Concelho (segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)
    • Torres Vedras LabCenter (das 9h00 às 18h00)



  • Agostinhas | todos os dias, das 7h00 às 22h00 



  • Centro Local de Integração de Migrantes (CLAIM)

    Atendimento presencial mediante marcação prévia através do número 261 322 464 ou do e-mail gabimigrante@cm-tvedras.pt (dias úteis, das 9h00 às 17h00). O atendimento presencial decorre à segunda-feira (das 14h00 às 17h00) e à terça e sexta-feira (das 9h00 às 13h00).



  • Mercado Municipal de Torres Vedras | terça-feira a sábado, das 7h00 às 15h00, aos domingos e feriados, das 7h00 às 14h00



  • Parque de estacionamento do Mercado Municipal | das 7h00 às 20h00, em dias úteis, das 7h00 às 19h00, ao sábado, e das 7h00 às 16h00, aos domingos e feriados



  • Parque de estacionamento do edifício multisserviços da Câmara Municipal | das 8h00 às 20h00, em dias úteis, e das 8h00 às 14h00, ao sábado


  • Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS)

    No âmbito das medidas de prevenção da propagação da pandemia da COVID-19, encontra-se suspensa a leitura dos contadores que se encontrem dentro das habitações, por parte dos funcionários dos SMAS. Neste âmbito, os SMAS irão recorrer a estimativas de consumo para emitir as faturas. Caso deseje que seja tido em conta o valor de consumo real, envie a leitura do contador na “data ideal de envio de leitura” indicada na fatura.


 


Para aceder ou permanecer nos serviços e edifícios de atendimento ao público é obrigatório o uso de máscara ou viseira.

Além dessa medida, os cidadãos deverão manter uma distância mínima de dois metros e adotar medidas de higiene e etiqueta respiratória.

 

Serviços públicos disponíveis na internet

Existem vários serviços públicos da Administração Pública disponíveis online. O portal ePortugal reúne informação sobre a grande maioria dos serviços públicos em Portugal (como serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, segurança social, certidões, registos ou finanças).

Utilize a pesquisa do portal ePortugal para encontrar os serviços que pretende e verificar se estão disponíveis através da internet.


Contactos úteis

  • Contacto Geral da Câmara Municipal de Torres Vedras
    Telefone: 261 310 400 (dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00)
    E-mailgeral@cm-tvedras.pt


  • Linha de apoio psicossocial
    Telefone: 800 200 066
    E-mailcovid19.apoio@cm-tvedras.pt

  • Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul | Nuno Rodrigues
    Telefone: 261 336 370

  • Centro de Saúde de Torres Vedras
    Telefone: 261 336 350


  • Centro de testes COVID-19 (Pavilhão Multiusos da Expotorres)
    As marcações encontram-se sujeitas a prescrição médica.
    Telefone: 910 014 000 (das 9h00 às 13h00)

  • Serviço Municipal da Proteção Civil
    Telefone: 261 320 764

  • SNS 24
    Telefone: 808 24 24 24


  • Informação e apoio à utilização dos serviços públicos digitais

    • Centro de Contacto Cidadão
      300 003 990

    • Centro de Contacto Empresas
      300 003 980

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