Torres Vedras

COVID-19 em Torres Vedras: Informação de interesse local

Conteúdos desta página

  1. O novo coronavírus e a COVID-19
  2. Planos ativos
  3. Planos de contigência para eventos
  4. Informações
    4.1 Serviços municipais
    4.2 Documentos fora de prazo
    4.3 Serviços públicos na internet
  5. Contactos úteis

O novo coronavírus e a COVID-19

O aparecimento de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19, levou a Organização Mundial de Saúde a declarar uma situação de Emergência de Saúde Pública Internacional.

O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em humanos no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido entretanto confirmados casos de infeção em mais de 200 países, áreas e territórios.

O aparecimento deste novo coronavírus levou a Organização Mundial de Saúde a declarar, a 11 de março, que se trata de uma pandemia.


Planos ativos

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, aprovou no dia 5 de março o Plano de Contingência Interno do Município de Torres Vedras, que pretende orientar a atuação da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da empresa municipal Promotorres perante situações suspeitas e/ou confirmadas de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O Plano contempla ainda a redução dos riscos para a saúde de todos os trabalhadores das entidades municipais suprarreferidas, evitando a transmissão do vírus em ambiente laboral, e garantindo a continuidade de laboração dos serviços essenciais de forma a garantir a minimização do impacto de qualquer interrupção e assegurar o funcionamento dos serviços municipais.

Seguiu-se a ativação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal, aprovado por unanimidade pela Comissão Municipal de Proteção Civil no dia 9 de março, uma vez que, na impossibilidade de conhecer quando ou como ocorrerá uma epidemia causada por um agente infecioso, se torna vital que o Concelho esteja preparado e que o Município disponibilize toda a informação de forma transparente de modo a combater a desinformação e como medida para garantir a segurança dos munícipes, transmitir tranquilidade a toda a comunidade e que possua todas as ferramentas para lidar da melhor forma com esta situação, mantendo viável o desempenho das funções críticas e garantindo a segurança de todos.

O Plano Municipal de Emergência de Torres Vedras foi ativado às 17h00 do dia 12 de março. Apesar de não existir, até então, nenhum caso de COVID-19 confirmado no concelho, a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu ativar o plano de forma preventiva.


Planos de contingência para eventos

Para cada recinto de feira ou mercado deve existir um plano de contingência para a doença COVID-19, elaborado pelo município competente ou aprovado pelo mesmo, no caso de feiras e mercados sob exploração de entidades privadas (Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, de 9 de junho de 2021).


Informações

Serviços municipais

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS)

No âmbito das medidas de prevenção da propagação da pandemia da COVID-19, encontra-se suspensa a leitura dos contadores que se encontrem dentro das habitações, por parte dos funcionários dos SMAS. Neste âmbito, os SMAS irão recorrer a estimativas de consumo para emitir as faturas. Caso deseje que seja tido em conta o valor de consumo real, envie a leitura do contador na “data ideal de envio de leitura” indicada na fatura.

 

Serviços públicos disponíveis na internet

Existem vários serviços públicos da Administração Pública disponíveis online. O portal ePortugal reúne informação sobre a grande maioria dos serviços públicos em Portugal (como serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, segurança social, certidões, registos ou finanças).

Utilize a pesquisa do portal ePortugal para encontrar os serviços que pretende e verificar se estão disponíveis através da internet.


Contactos úteis

  • Contacto Geral da Câmara Municipal de Torres Vedras
    Telefone: 261 310 400 (dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00)
    E-mailgeral@cm-tvedras.pt


  • Linha de apoio psicossocial
    Telefone: 800 200 066
    E-mailcovid19.apoio@cm-tvedras.pt

  • Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul | Nuno Rodrigues
    Telefone: 261 336 370

  • Centro de Saúde de Torres Vedras
    Telefone: 261 336 350


  • Centro de testes COVID-19 (Pavilhão Multiusos da Expotorres)
    As marcações encontram-se sujeitas a prescrição médica.
    Telefone: 910 014 000 (das 9h00 às 13h00)

  • Serviço Municipal da Proteção Civil
    Telefone: 261 320 764

  • SNS 24
    Telefone: 808 24 24 24


  • Informação e apoio à utilização dos serviços públicos digitais

    • Centro de Contacto Cidadão
      300 003 990

    • Centro de Contacto Empresas
      300 003 980

Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia Município financia a substituição de dois relvados sintéticos

Município financia a substituição de dois relvados sintéticos

31.08.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras irá financiar a substituição dos relvados sintéticos dos campos de futebol do Clube Desportivo de A-dos-Cunhados e da Associação Cultural Desportiva e Recreativa dos Arneiros. Os contratos-programa para execução das intervenções foram celebrados a 30 de agosto, no (...)

Imagem da Notícia Futura Escola Básica de Turcifal terá o nome de Carlos Bernardes
Imagem da Notícia COVID-19: Testes gratuitos à população em Santa Cruz

COVID-19: Testes gratuitos à população em Santa Cruz

09.07.2021

Durante a época balnear, serão implementadas testagens gratuitas semanais em Santa Cruz. Todos os sábados, a partir de 10 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, na Praia Centro, a população poderá realizar testes rápidos à COVID-19 gratuitamente. (...)

Imagem da Notícia Organizações de economia social apoiadas financeiramente pela Câmara Municipal
Imagem da Notícia Espaços municipais renovaram a certificação “Covid Safe”

Espaços municipais renovaram a certificação “Covid Safe”

16.06.2021

Os espaços de atendimento ao público da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, e da Agência Investir Torres Vedras receberam, pela segunda vez, a certificação “Covid Safe” da APCER. (...)

Imagem da Notícia Novos postos de vacinação contra a COVID-19 foram criados no Concelho
voltar ao topo ↑